sicnot

Perfil

Desporto

Fernando Santos apela "à paz" no futebol nacional para o "bem de todos"

O selecionador português de futebol apelou esta sexta-feira "à paz, à concórdia e diálogo" entre os clubes nacionais para o "bem de todos" e continua à espera, com "serenidade", da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

"Como selecionador e se calhar mais como cidadão, cumpre-me apelar à paz, à concórdia e ao diálogo, para bem do futebol, da sociedade, de todos" afirmou Fernando Santos em declarações aos jornalistas, em referência às recentes 'guerras' no futebol nacional, sobretudo entre Benfica, Sporting e FC Porto. (Arquivo)

"Como selecionador e se calhar mais como cidadão, cumpre-me apelar à paz, à concórdia e ao diálogo, para bem do futebol, da sociedade, de todos" afirmou Fernando Santos em declarações aos jornalistas, em referência às recentes 'guerras' no futebol nacional, sobretudo entre Benfica, Sporting e FC Porto. (Arquivo)

Michel Euler / AP

"Como selecionador e se calhar mais como cidadão, cumpre-me apelar à paz, à concórdia e ao diálogo, para bem do futebol, da sociedade, de todos" afirmou Fernando Santos em declarações aos jornalistas, em referência às recentes 'guerras' no futebol nacional, sobretudo entre Benfica, Sporting e FC Porto.

Em breves declarações aos jornalistas antes de entrar para um almoço da terceira edição do Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora, em Oeiras, o selecionador luso garantiu que vai aguardar com "serenidade" a decisão do TAS, que será conhecida a 20 de março.

"Sinceramente, já esperava por esta altura que a decisão já fosse conhecida, mas resta-me esperar com serenidade", referiu. 

Fernando Santos garantiu ainda que visionou "muitos vídeos" e conhece "muito bem" a seleção da Sérvia, próximo adversário de Portugal na fase de qualificação para o Euro2016, e abordou a paragem do campeonato da Grécia, país onde treinou, além da seleção, o AEK Atenas, Panathinaikos e PAOK Salónica.

"E não diria que existe fanatismo. É um país onde os adeptos colocam uma grande carga emotiva nos clubes e nos jogos, sobretudo nos clubes com maior representação. Dentro de campo, nunca tive qualquer problema, mas fora de campo vivi algumas situações", revelou o treinador de 60 anos.

Portugal defronta a Sérvia a 29 de março, no Estádio da Luz, no quarto jogo da seleção lusa no Grupo I de apuramento para o Europeu de 2016. A formação de Fernando Santos ocupa o segundo lugar do agrupamento com menos um ponto e também menos um jogo que a Dinamarca, que é líder.
Lusa
  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.