sicnot

Perfil

Desporto

Nelson Évora salta hoje à tarde para o ouro do triplo salto

Nelson Évora é hoje favorito para a medalha de ouro do triplo salto nos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, em Praga, entrando na final com a melhor marca continental do ano.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Phil Noble / Reuters

Aos 30 anos, o triplo saltador português, campeão olímpico em 2008 e mundial em 2007, está de novo em grande forma e lidera o 'ranking' com 17,19 metros, a pouco mais de dez centímetros do seu recorde nacional em pista coberta.

 

O saltador luso lidera as listas europeias, com 17,19 feitos no recente Nacional de Clubes, à frente do espanhol Pablo Torrijos (17,03, novo recorde de Espanha) e dos russos Dmitry Sorokin (16,94) e Aleksey Fyodorov (16,91), que também estarão na final.

 

Na sexta-feira, os melhores triplistas resguardaram-se na qualificação, em que Sorokin foi o melhor, com 16,76, à frente do romeno Marian Oprea (16,63) e de Nelson Évora (16,61).

 

Torrijos, Fyodorov, os búlgaros Rumen Dimitrov e Georgi Tsonov e o bielorusso Dimitri Platnitsko completam o grupo de oito finalistas, no concurso que se inicia pelas 17:40 (18:40 locais).

 

"Entro aqui com ambições de pódio e tenho razões para pensar assim, as lesões foram ultrapassadas, agora só tenho que desenvolver o melhor trabalho possível dentro das minhas características. Eu acredito ainda nos meus sonhos e luto por eles todos os dias", disse no final das qualificações o saltador português, em declarações à Antena 1.

 

No triplo salto feminino estarão Patrícia Mamona e Susana Costa, com qualificações às 09:05, e Yazaldes Nascimento corre na primeira ronda de 60 metros, às 09:35.

 

Mamona, vice-campeã europeia absoluta em 2012 mas inesperadamente fora da final em 2014 (foi 13.ª e primeira não qualificada), começou a época de forma consistente e tem como melhor registo 14,10 metros, na sua última prova, aparecendo em Praga com a 10.ª melhor marca.

 

Além da final do triplo masculino, o programa apresenta finais femininas na altura, comprimento, peso, 3.000 metros e 400 metros e masculinas de vara, 3.000 metros e 400 metros.

 

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.