sicnot

Perfil

Desporto

Benfica procura imitar rival FC Porto na receção ao Sporting de Braga

O líder Benfica procura no sábado imitar o FC Porto e impor-se ao Sporting de Braga para ficar a salvo da aproximação do rival portuense, que recebe o Arouca na 25ª jornada da I Liga de futebol.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

A equipa minhota, quarta classificada, constitui-se como um dos adversários mais problemáticos na reta final do campeonato, mas o registo dos 'encarnados' no seu estádio abre-lhe boas perspetivas para segurar a vantagem de quatro pontos sobre o perseguidor FC Porto.

 

Em 11 jogos no Estádio da Luz, o Benfica venceu 10 e empatou apenas um, frente ao Sporting, na distante terceira jornada da prova, e nem sequer sofre golos no seu reduto desde a quinta ronda, quando bateu o Moreirense por 3-1.

 

Depois de ter ficado a apenas um ponto do terceiro lugar do Sporting no início deste mês, o Braga -- que foi batido em casa pelo FC Porto na jornada anterior, por 1-0 -- pode deixar Lisboa a sete pontos dos 'leões' e da última posição que dá acesso ao 'play-off' da Liga dos Campeões.

 

A perspetiva história é igualmente penalizadora para os bracarenses, que, em 58 jogos no recinto benfiquista, perderam 45, empataram 12 e ganharam apenas um, há mais de 60 anos, ainda que tenham sido os 'arsenalistas' a impor uma das duas derrotas sofridas pelo Benfica, na primeira volta, por 2-1.

 

Foi também o Sporting de Braga que eliminou o Benfica nos oitavos de final da Taça de Portugal, graças uma vitória no estádio da Luz, por 1-0, impedindo os 'encarnados' de repetir a conquista do troféu na época passada.

 

O FC Porto, motivado pela qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões, obtida na terça-feira com uma goleada por 4-0 sobre o Basileia, tem uma tarefa bem mais acessível, quando receber no domingo o 'aflito' Arouca, 15º classificado, que goleou na primeira volta por 5-0.

 

Os 'azuis e brancos' estão a atravessar o momento mais brilhante da temporada, tendo vencido os últimos seis jogos que disputaram na Liga -- a sua melhor série -, mas continuarão privados de Jackson Martínez, melhor marcador destacado da prova, com 17 golos.

 

O confronto com o Basileia produziu outra baixa de vulto, o defesa brasileiro Danilo, que sofreu uma micro fratura no nariz no jogo com os suíços, em consequência de um violento choque com o guarda-redes Fabiano, tendo, inclusive, passado a noite no hospital em observação.

 

O Arouca, que está apenas um ponto acima da zona de despromoção, também se debate com algumas ausências, em particular Hugo Basto e Nelsinho, suspensos na sequência da partida com o Benfica, que chegou ao intervalo a vencer, mas acabou por perder por 3-1.

 

O Sporting, mais confortável no terceiro lugar, depois da vitória tangencial (3-2) sobre o 'lanterna-vermelha' Penafiel, visita no domingo o Marítimo, privado do defesa Tobias Figueiredo e do médio William Carvalho, ambos devido a suspensão.

 

O Vitória de Guimarães, quinto colocado, pode dar mais um passo firme para a conquista de uma vaga na Liga Europa da próxima época ao receber o Vitória de Setúbal, 16.º e antepenúltimo, ainda que ambas as equipas tenham vencido apenas um dos últimos sete jogos.

 

Na 'cauda' da tabela, Penafiel e Gil Vicente, os dois últimos classificados, jogam mais uma cartada importante na luta pela manutenção, frente aos 'tranquilos' Rio Ave e Moreirense, respetivamente, sob o olhar atento da Académica, que recebe o Nacional.

 

O Belenenses, sexto posicionado e ainda a sonhar com a possibilidade de ultrapassar o Guimarães, joga em casa com Estoril-Praia, numa 25.ª jornada que arranca na sexta-feira, com o embate entre o Paços de Ferreira e o Boavista.

 

Programa da 25.ª jornada da I Liga: - Sexta-feira, 13 mar: Paços de Ferreira - Boavista, 20:30 (Sport TV)- Sábado, 14 mar:Benfica - Sporting de Braga, 17:00 (BTV)Vitória de Guimarães - Vitória de Setúbal, 19:00 (Sport TV)Belenenses - Estoril-Praia, 21:00 (Sport TV)- Domingo, 15 mar:Académica - Nacional, 16:00Gil Vicente - Moreirense, 16:00Penafiel - Rio Ave, 16:00Marítimo - Sporting, 17:00 (Sport TV)FC Porto - Arouca, 19:15 (Sport TV)

 

Lusa

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.