sicnot

Perfil

Desporto

Benfica procura imitar rival FC Porto na receção ao Sporting de Braga

O líder Benfica procura no sábado imitar o FC Porto e impor-se ao Sporting de Braga para ficar a salvo da aproximação do rival portuense, que recebe o Arouca na 25ª jornada da I Liga de futebol.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

A equipa minhota, quarta classificada, constitui-se como um dos adversários mais problemáticos na reta final do campeonato, mas o registo dos 'encarnados' no seu estádio abre-lhe boas perspetivas para segurar a vantagem de quatro pontos sobre o perseguidor FC Porto.

 

Em 11 jogos no Estádio da Luz, o Benfica venceu 10 e empatou apenas um, frente ao Sporting, na distante terceira jornada da prova, e nem sequer sofre golos no seu reduto desde a quinta ronda, quando bateu o Moreirense por 3-1.

 

Depois de ter ficado a apenas um ponto do terceiro lugar do Sporting no início deste mês, o Braga -- que foi batido em casa pelo FC Porto na jornada anterior, por 1-0 -- pode deixar Lisboa a sete pontos dos 'leões' e da última posição que dá acesso ao 'play-off' da Liga dos Campeões.

 

A perspetiva história é igualmente penalizadora para os bracarenses, que, em 58 jogos no recinto benfiquista, perderam 45, empataram 12 e ganharam apenas um, há mais de 60 anos, ainda que tenham sido os 'arsenalistas' a impor uma das duas derrotas sofridas pelo Benfica, na primeira volta, por 2-1.

 

Foi também o Sporting de Braga que eliminou o Benfica nos oitavos de final da Taça de Portugal, graças uma vitória no estádio da Luz, por 1-0, impedindo os 'encarnados' de repetir a conquista do troféu na época passada.

 

O FC Porto, motivado pela qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões, obtida na terça-feira com uma goleada por 4-0 sobre o Basileia, tem uma tarefa bem mais acessível, quando receber no domingo o 'aflito' Arouca, 15º classificado, que goleou na primeira volta por 5-0.

 

Os 'azuis e brancos' estão a atravessar o momento mais brilhante da temporada, tendo vencido os últimos seis jogos que disputaram na Liga -- a sua melhor série -, mas continuarão privados de Jackson Martínez, melhor marcador destacado da prova, com 17 golos.

 

O confronto com o Basileia produziu outra baixa de vulto, o defesa brasileiro Danilo, que sofreu uma micro fratura no nariz no jogo com os suíços, em consequência de um violento choque com o guarda-redes Fabiano, tendo, inclusive, passado a noite no hospital em observação.

 

O Arouca, que está apenas um ponto acima da zona de despromoção, também se debate com algumas ausências, em particular Hugo Basto e Nelsinho, suspensos na sequência da partida com o Benfica, que chegou ao intervalo a vencer, mas acabou por perder por 3-1.

 

O Sporting, mais confortável no terceiro lugar, depois da vitória tangencial (3-2) sobre o 'lanterna-vermelha' Penafiel, visita no domingo o Marítimo, privado do defesa Tobias Figueiredo e do médio William Carvalho, ambos devido a suspensão.

 

O Vitória de Guimarães, quinto colocado, pode dar mais um passo firme para a conquista de uma vaga na Liga Europa da próxima época ao receber o Vitória de Setúbal, 16.º e antepenúltimo, ainda que ambas as equipas tenham vencido apenas um dos últimos sete jogos.

 

Na 'cauda' da tabela, Penafiel e Gil Vicente, os dois últimos classificados, jogam mais uma cartada importante na luta pela manutenção, frente aos 'tranquilos' Rio Ave e Moreirense, respetivamente, sob o olhar atento da Académica, que recebe o Nacional.

 

O Belenenses, sexto posicionado e ainda a sonhar com a possibilidade de ultrapassar o Guimarães, joga em casa com Estoril-Praia, numa 25.ª jornada que arranca na sexta-feira, com o embate entre o Paços de Ferreira e o Boavista.

 

Programa da 25.ª jornada da I Liga: - Sexta-feira, 13 mar: Paços de Ferreira - Boavista, 20:30 (Sport TV)- Sábado, 14 mar:Benfica - Sporting de Braga, 17:00 (BTV)Vitória de Guimarães - Vitória de Setúbal, 19:00 (Sport TV)Belenenses - Estoril-Praia, 21:00 (Sport TV)- Domingo, 15 mar:Académica - Nacional, 16:00Gil Vicente - Moreirense, 16:00Penafiel - Rio Ave, 16:00Marítimo - Sporting, 17:00 (Sport TV)FC Porto - Arouca, 19:15 (Sport TV)

 

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.