sicnot

Perfil

Desporto

Ronaldo vai igualar os 23 clássicos de Figo no domingo

Cristiano Ronaldo vai igualar domingo as 23 presenças de Luís Figo no grande clássico futebolístico de Espanha, o duelo entre Barcelona e Real Madrid, que se defrontam em Nou Camp, na 28.ª ronda da Liga.

© Vincent West / Reuters

O capitão da seleção lusa, no conjunto merengue desde 2009/10, já participou por 22 vezes no "El clásico", apenas menos uma do que Figo, que o disputou 13 vezes com a camisola "blaugrana" e 10 com a "blanca".

No terceiro lugar do ranking de presenças dos internacionais lusos, Pepe cumprirá o 21.ª clássico, com a possibilidade de suplantar Figo em vitórias, já que conta presentemente as mesmas nove do agora candidato à presidência da FIFA. Ronaldo fica-se pelas seis (27,3 por cento).
 
O atual "7" do Real Madrid já é, porém, o jogador luso com mais minutos (1928) e lidera de forma avassaladora em matéria de golos, com 14, mais uma dezena do que os quatro de Figo, três dos quais antes de trocar -- com enorme polémica - o clube catalão pelo da capital, no defeso de 2000.

O avançado luso já segue, aliás, no grupo dos quartos melhores marcadores do "El Clásico", apenas atrás dos merengues Raul (15) e Alfredo Di Stéfano (18) e, claro, do argentino Lionel Messi, que já vai em 21.

Destaque para o golo que valeu a vitória na final da Taça do Rei de 2010/11 (1-0, após prolongamento, em Valência), e o que selou, praticamente o título dos merengues, de José Mourinho, no campeonato de 2011/12 (2-1 no Nou Camp).

Além de Ronaldo, apenas marcaram Figo, Pepe e Simão Sabrosa, este no célebre primeiro jogo do ex-catalão no Nou Camp com a camisola dos merengues.

Depois de cinco anos na Catalunha, o "7'"do Barça virou "10" do Real Madrid e, no regresso, a 21 de outubro de 2000, foi o foco de todas as atenções, de todos os insultos, de traidor a "pesetero". Até lhe atiraram uma cabeça de porco.

No que ao futebol diz respeito, o triunfo pertenceu aos locais, com golos do ex-merengue Luis Enrique, agora treinador do Barça (26 minutos), e do então jovem luso Simão (79), que disputou nesse dia o seu único clássico.

Na presente temporada, o Real Madrid venceu em casa por 3-1 e os dois internacionais lusos marcaram: depois de Neymar inaugurar o marcador, aos quatro minutos, Ronaldo empatou, de penálti, aos 35, e Pepe selou a reviravolta, aos 50.

Além de Figo (23 jogos), Cristiano Ronaldo (22) e Pepe (21), também Fábio Coentrão, que luta com o brasileiro Marcelo por um lugar no 'onze' para domingo, já chegou aos 10 clássicos, tendo triunfado em quatro e perdido outros tantos.

Os outros internacionais lusos presentes foram Ricardo Carvalho (oito jogos) e Secretário (dois), ambos pelo Real Madrid, e Deco (seis), Vítor Baía (quatro), Fernando Couto (dois) e Ricardo Quaresma (um), todos pelos catalães.

No que respeita a técnicos, José Mourinho cumpriu 17 em apenas três épocas no Real Madrid (2010/11 a 2012/13), somando cinco vitórias, seis empates e seis derrotas. Carlos Queiroz ganhou um (2-1 em Nou Campo) e perdeu outro, em 2003/04.


Lusa
  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57

    País

    Tondela foi um dos municípios mais atingidos pelo incêndio, deixando dezenas de animais feridos e perdidos no concelho. Várias clínicas veterinárias são agora um porto de abrigo e, em alguns casos, um ponto de encontro. Muitos dos animais chegaram recolhidos por voluntários e a maior parte dos casos são animais que, no momento de aflição, foram soltos pelos donos e salvos pelo instituto de sobrevivência.

  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31