sicnot

Perfil

Desporto

Boston quer referendo para legitimar candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024

O presidente do comité organizador da candidatura de Boston aos Jogos Olímpicos de 2024 garantiu hoje que desistirá do processo caso uma maioria dos habitantes da cidade e do estado não apoie a iniciativa. 

Reuters

John Fish adiantou que os membros da candidatura Boston2024 querem um referendo estadual em novembro de 2016, que decida se os Jogos Olímpicos devem voltar aos Estados Unidos pela primeira vez desde Atlanta1996. 

O presidente do comité organizador afiançou que caso uma maioria dos cidadãos de Boston não aprovem a candidatura, esta será retirada.

"Boston2024 acredita que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos seriam bons para Boston e criariam centenas de postos de trabalho, conduziriam ao desenvolvimento económico e serviriam de catalisador para os planos a longo prazo de Boston", considerou Fish. 

Em nome da transparência, a candidatura pretende que as pessoas do estado de Massachusetts tomem a decisão final quanto à validação de Boston2024.

Em janeiro, o Comité Olímpico dos Estados Unidos escolheu Boston como a cidade candidata aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024. 

A escolha da sede para os Jogos de 2024 está agendada pelo Comité Olímpico Internacional (COI) para 2017, em Lima.

Na corrida à organização do evento estão também as cidades de Hamburgo, na Alemanha, e de Roma, aguardando-se ainda as confirmações de Istambul e Doha.


Lusa
  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • André Ventura rejeita acusações de xenofobia
    1:27

    País

    O candidato do PSD à Câmara de Loures diz que tocou num tema que as pessoas queriam discutir. Entrevistado na SIC Notícias, André Ventura insiste que as declarações que fez sobre a comunidade cigana não são xenófobas ou racistas.

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.