sicnot

Perfil

Desporto

Pai de Jules Bianchi assume "tortura diária"

O pai de Jules Bianchi assumiu hoje a "tortura diária" vivida pelo piloto francês e pela sua família desde o grave acidente ocorrido a 05 de outubro de 2014, durante o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1.

© Issei Kato / Reuters

"O nosso universo entrou em colapso no dia 05 de outubro de 2014", sintetizou Philippe Bianchi, em entrevista ao jornal francês Nice-Martin, aludindo ao embate do piloto da Marussia com a grua que estava a tentar remover o carro do alemão Adrian Sutil (Sauber), que se tinha despistado no local.

O jovem, de 25 anos, permanece em coma, respirando agora sem assistência, numa unidade hospitalar de Nice, para onde foi transferido depois dos cuidados iniciais no hospital de Mie, no Japão, mas o seu pai decidiu partilhar o seu estado "por respeito a todas as pessoas que continuam a enviar diariamente a Jules desejos e mensagens encorajadoras".  

"Jules é jovem. Ele é muito forte fisicamente, pois sobreviveu a um choque muito grande. Tenho muito orgulho dele, sempre tive. Temos esperança de evolução. De tempo em tempo, ao lado dele na cama, vemos que as coisas estão a acontecer. Às vezes ele fica mais ativo, mexe-se mais e a sua mão treme. Mas será mero reflexo ou algo real? É difícil saber. O mais importante é que ele está a ser acompanhado por excelentes especialistas", referiu Philippe Bianchi.

O pai do piloto assume a "dor infinita" a "tortura diária" perante a incerteza sobre a recuperação do filho, cuja condição, "do ponto de vista médico, é estável, é bastante autónoma, sem nenhum problema físico". 

"Todos os órgãos estão a trabalhar sem assistência. Mas, por enquanto, ele permanece inconsciente, em coma", sublinhou, acrescentando que os médicos asseguram não haver qualquer intervenção neurológica a fazer.

"O mais importante é estimular o Jules, para que ele sinta uma presença constante ao seu lado. É por isso que nos revezamos a cada dia, a mãe, a irmã, o irmão e eu. Ele também tem Gina, a namorada, que vive aqui agora", realçou Philippe Bianchi, agradecendo a "motivação fabulosa" de todos os que pensam e rezam pelo seu filho.









Lusa
  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.