sicnot

Perfil

Desporto

O conselho de Blatter aos políticos que querem boicotar o Mundial 2018

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, aconselhou hoje os políticos que querem boicotar o Mundial de futebol de 2018 na Rússia a ficarem em casa.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter.

Dmitry Lovetsky / AP

"Se alguns políticos estão descontentes (...) digo-lhes: 'Fiquem em casa, nós e a Rússia organizaremos o maior campeonato mundial de futebol de sempre", afirmou Blatter, em declarações após uma reunião com o presidente russo, Vladimir Puttin, em Sochi.

O presidente da FIFA afirmou que ao longo de 40 anos de trabalho no organismo nunca viu um país organizador que cumpra com tanta exatidão os prazos de preparação de um Mundial como a Rússia.

"No Brasil, na África do Sul, na Coreia do Sul e no Japão, e mesmo na Alemanha (países organizadores de edições anteriores do Mundial) houve problemas. Aqui tudo está fantástico", disse.

Blatter reconheceu que a situação económica é difícil, mas considerou esse problema pode ser contornado: "Já se cortou nos gastos. Precisamos de uma organização cinco estrelas, mas não de hotéis de cinco estrelas em todas as cidades-sede".

O presidente da FIFA sempre se mostrou muito crítico com os que têm apelado a um boicote ao Mundial de 2018, sobretudo devido ao conflito que opõe a Rússia à Ucrânia desde abril do ano passado.

Vladimir Puttin, também em declarações no final da reunião, garantiu que Moscovo não defraudará nem a FIFA nem os adeptos de futebol de todo o mundo. 

O orçamento para o Mundial de 2018 ronda os 664.100 milhões de rublos (cerca de 9,3 mil milhões de euros).

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.