sicnot

Perfil

Desporto

Benfica-FC Porto pode gerar 23 milhões de euros

O jogo no domingo entre Benfica e FC Porto, da 30.ª jornada da I Liga de futebol, vai gerar um volume de receitas de 23 milhões, indica um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM). 

O encontro irá opôr Real e Atlético de Madrid, no próximo dia 24, no Estádio da Luz. (Reuters/Arquivo)

O encontro irá opôr Real e Atlético de Madrid, no próximo dia 24, no Estádio da Luz. (Reuters/Arquivo)

© David Gray / Reuters

O estudo prevê que "a partida gere um encaixe de três milhões de euros, provenientes da venda de mais de 65 mil bilhetes (...) bem como dos gastos dos adeptos em restauração nas imediações e dentro do estádio, de ações promocionais, publicidade, direitos televisivos, segurança e hospitalidade".

No que se refere às receitas indiretas, nas quais são contabilizados aspetos como deslocações ao estádio, consumos em casa e na restauração, apostas e publicidade, o estudo prevê que sejam geradas receitas de "20 milhões de euros, que representam 87% do impacto global".

O IPAM diz que uma pesquisa recente revela que 73% dos adeptos assistem aos jogos em casa com os amigos, sendo que a esmagadora maioria consome aperitivos, cervejas e pizzas que representam um consumo por pessoa entre os oito e os 12 euros.   

O estudo de impacto económico refere ainda que as receitas indiretas "ultrapassam em muito o que é habitual no futebol português" e considera que a importância do jogo no desfecho da I Liga ajuda a explicar o "efeito mobilizador do clássico".

"Tal como há duas épocas, é real a possibilidade de só encontrarmos o campeão no último segundo do campeonato. Um cenário que, independentemente do desfecho (...) encontrará na economia nacional um vencedor antecipado", perspetiva Daniel Sá, diretor do IPAM Porto e coordenador do estudo.

O Benfica, líder da I Liga, e o FC Porto, segundo classificado, a três pontos, defrontam-se no domingo, a partir das 17:00, no Estádio da Luz, em jogo será dirigido pelo árbitro Jorge Sousa, do Porto.

Lusa
  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.