sicnot

Perfil

Desporto

Chelsea de José Mourinho sagra-se campeão de Inglaterra pela quinta vez

O treinador português de futebol José Mourinho recuperou em 2014/15 o estatuto de ganhador, ao conduzir o Chelsea ao triunfo na Primeira Liga inglesa e na Taça da Liga, aumentando o seu palmarés para 22 títulos.

© Reuters Staff / Reuters

Mourinho venceu em março a Taça da Liga inglesa, com um 2-0 ao Tottenham, e hoje, pouco mais de dois meses volvidos, arrecadou a 'Premier League', com um triunfo caseiro face ao Crystal Palace: tem agora três 'exemplares' de cada.

Depois de quase dois anos e meio de 'seca', o técnico luso voltou a ganhar, mas, uma vez mais, não se livrou de inúmeras críticas, de 'resultadista' a promotor de um futebol 'aborrecido', com risco zero e sempre calculista.

A eliminação na 'Champions', nos 'quartos', perante o Paris Saint-Germain, após um jogo em que 'Mou' especulou sempre, mesmo contra 10 quase todo o encontro, marcou a época, pela negativa, sem esquecer o escandaloso desaire caseiro (2-4) com o Bradford, do terceiro escalão, na quarta ronda da Taça.

Além dos resultados, Mourinho esteve também em evidência, como habitualmente, nas conferências de imprensa, antes e depois dos jogos, queixando-se um pouco de tudo e de todos, com as dificuldades de sempre em aceitar resultados negativos.

A 'criatividade' do técnico luso teve o seu ponto alto após a primeira derrota no campeonato, à 15.ª ronda, no reduto do Newcastle (1-2), em que 'culpou' os 'apanha-bolas'.

"Podia ter havido 20 minutos de descontos, mas a situação teria sido a mesma, porque aconteceram coisas fora do campo que o árbitro não podia controlar. O árbitro não pode punir os 'apanha-bolas' que desaparecem com a bola, o árbitro não pode punir os adeptos que ficam com a bola", queixou-se.

De resto, foi dentro do habitual, as críticas aos árbitros e aos comités da competição, sem esquecer os alegados privilégios ao Manchester City, enquanto este esteve na corrida, nomeadamente por causa do 'fair-play' financeiro.

Quanto à equipa londrina, José Mourinho escolheu um 'onze' no início da época e levou-o até ao fim, apenas efetuando alterações muito pontuais, quase sempre devido a lesões e castigos.

O titular com menos encontros no 'onze' foi Diego Costa (23 jogos), vítima de sucessivos problemas físicos, enquanto dos habituais suplentes, o médio Ramires foi o que contabilizou mais jogos de início (11).

As substituições também foram as da ordem, com a entrada várias vezes de Obi Mikel, Ramires ou Zouma para junto de Matic à frente da defesa, para suster o adversário, depois de a equipa ganhar vantagem no marcador.

De resto, foi quase sempre Courtois na baliza, uma defesa com Ivanovic, Terry, Cahill e Azpilicueta, um meio-campo com Matic, Oscar, Hazard, Willian e Cesc Fàbregas e um ataque preenchido por Diego Costa.

A meio, Mourinho dispensou Schürrle, vendido ao Wolfsburgo, e contratou Cuadrado, à Fiorentina, mas o colombiano pouco foi utilizado, acabando por ser bem menos útil do que foi o germânico na primeira metade da época.

Lusa
  • Mourinho fala do Real Madrid, do campeonato inglês e responde aos críticos
    9:35

    Desporto

    O Chelsea pode garantir, este domingo frente ao Crytal Palace, a conquista do campeonato inglês. Depois da Taça da Liga, José Mourinho está a uma vitória de mais um título. Em entrevista à SIC, o treinador português falou sobre a passagem pelo Real Madrid, do campeonato inglês e respondeu aos críticos que consideram o futebol do Chelsea pouco atrativo.

  • Entrevista a José Mourinho hoje no Jornal da Noite da SIC
    1:27

    Desporto

    O Chelsea pode garantir este domingo. frente ao Crytal Palace, a conquista do campeonato inglês. Depois da Taça da Liga, José Mourinho está a uma vitória de mais um título. Em entrevista à SIC, o treinador português respondeu aos críticos que consideram o futebol do Chelsea pouco atrativo. A entrevista pode ser vista hoje no Jornal da Noite da SIC e uma versão mais alargada às 22:00 no Jornal de Sábado da SIC Notícias.

  • Mourinho revela que confia no trabalho de Fernando Santos na seleção
    1:24

    Desporto

    José Mourinho está tranquilo com Fernando Santos ao comando da seleção nacional e não descarta a possibilidade de Portugal chegar à final do Europeu. Em entrevista à revista da Federação Portuguesa de Futebol, Mourinho falou sobre as escolhas do selecionador na fase de apuramento para o Campeonato da Europa.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.