sicnot

Perfil

Desporto

Dean Potter, a lenda do base jump, morreu num parque em Yosemite

Dean Potter, um nome conhecido dos desportos radicais, morreu, no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, depois de ter sofrido um acidente quando fazia base jump. Potter estava acompanhado por um amigo, que também perdeu a vida.

Tomas Ovalle

Segundo noticiaram os órgãos de comunicação americanos, Potter, de 43 anos, e Graham Hunt, de 29 anos, morreram no passado sábado depois de saltarem em Taft Point, um dos promontórios mais altos do célebre Parque Nacional californiano, noticiou a cadeia ABC que falou com um porta-voz do parque, Scott Gediman.

Os dois homens, aparentemente, tentavam fazer um salto "wingsuit" que é uma combinação que imita a forma de voar dos morcegos e na qual, depois, a pessoa fica a pairar no ar.

De acordo com outros relatos dos media, os dois homens terão atingido uma parede ao tentar voar através de uma passagem estreita entre duas montanhas, antes de abrirem os pára-quedas. Dean Potter era uma figura conhecida em muitos desportos radicais, incluindo o base jumping (um salto em queda livre a partir de um ponto fixo - um penhasco ou um prédio, por exemplo), montanhismo, escaladas ou "slackline" (uma prática semelhante a andar na corda bamba).

O site especializado em escaladas, o Climbing.com, descreve Potter como "uma das figuras mais criativas, energéticas e controversas do montanhismo moderno", recordando que ele tinha "quebrado a barreira da velocidade em subidas de solo "incluindo os principais picos de Yosemite, onde morava.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28