sicnot

Perfil

Desporto

Dean Potter, a lenda do base jump, morreu num parque em Yosemite

Dean Potter, um nome conhecido dos desportos radicais, morreu, no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, depois de ter sofrido um acidente quando fazia base jump. Potter estava acompanhado por um amigo, que também perdeu a vida.

Tomas Ovalle

Segundo noticiaram os órgãos de comunicação americanos, Potter, de 43 anos, e Graham Hunt, de 29 anos, morreram no passado sábado depois de saltarem em Taft Point, um dos promontórios mais altos do célebre Parque Nacional californiano, noticiou a cadeia ABC que falou com um porta-voz do parque, Scott Gediman.

Os dois homens, aparentemente, tentavam fazer um salto "wingsuit" que é uma combinação que imita a forma de voar dos morcegos e na qual, depois, a pessoa fica a pairar no ar.

De acordo com outros relatos dos media, os dois homens terão atingido uma parede ao tentar voar através de uma passagem estreita entre duas montanhas, antes de abrirem os pára-quedas. Dean Potter era uma figura conhecida em muitos desportos radicais, incluindo o base jumping (um salto em queda livre a partir de um ponto fixo - um penhasco ou um prédio, por exemplo), montanhismo, escaladas ou "slackline" (uma prática semelhante a andar na corda bamba).

O site especializado em escaladas, o Climbing.com, descreve Potter como "uma das figuras mais criativas, energéticas e controversas do montanhismo moderno", recordando que ele tinha "quebrado a barreira da velocidade em subidas de solo "incluindo os principais picos de Yosemite, onde morava.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.