sicnot

Perfil

Desporto

Dean Potter, a lenda do base jump, morreu num parque em Yosemite

Dean Potter, um nome conhecido dos desportos radicais, morreu, no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, depois de ter sofrido um acidente quando fazia base jump. Potter estava acompanhado por um amigo, que também perdeu a vida.

Tomas Ovalle

Segundo noticiaram os órgãos de comunicação americanos, Potter, de 43 anos, e Graham Hunt, de 29 anos, morreram no passado sábado depois de saltarem em Taft Point, um dos promontórios mais altos do célebre Parque Nacional californiano, noticiou a cadeia ABC que falou com um porta-voz do parque, Scott Gediman.

Os dois homens, aparentemente, tentavam fazer um salto "wingsuit" que é uma combinação que imita a forma de voar dos morcegos e na qual, depois, a pessoa fica a pairar no ar.

De acordo com outros relatos dos media, os dois homens terão atingido uma parede ao tentar voar através de uma passagem estreita entre duas montanhas, antes de abrirem os pára-quedas. Dean Potter era uma figura conhecida em muitos desportos radicais, incluindo o base jumping (um salto em queda livre a partir de um ponto fixo - um penhasco ou um prédio, por exemplo), montanhismo, escaladas ou "slackline" (uma prática semelhante a andar na corda bamba).

O site especializado em escaladas, o Climbing.com, descreve Potter como "uma das figuras mais criativas, energéticas e controversas do montanhismo moderno", recordando que ele tinha "quebrado a barreira da velocidade em subidas de solo "incluindo os principais picos de Yosemite, onde morava.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.