sicnot

Perfil

Desporto

Dean Potter, a lenda do base jump, morreu num parque em Yosemite

Dean Potter, um nome conhecido dos desportos radicais, morreu, no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, depois de ter sofrido um acidente quando fazia base jump. Potter estava acompanhado por um amigo, que também perdeu a vida.

Tomas Ovalle

Segundo noticiaram os órgãos de comunicação americanos, Potter, de 43 anos, e Graham Hunt, de 29 anos, morreram no passado sábado depois de saltarem em Taft Point, um dos promontórios mais altos do célebre Parque Nacional californiano, noticiou a cadeia ABC que falou com um porta-voz do parque, Scott Gediman.

Os dois homens, aparentemente, tentavam fazer um salto "wingsuit" que é uma combinação que imita a forma de voar dos morcegos e na qual, depois, a pessoa fica a pairar no ar.

De acordo com outros relatos dos media, os dois homens terão atingido uma parede ao tentar voar através de uma passagem estreita entre duas montanhas, antes de abrirem os pára-quedas. Dean Potter era uma figura conhecida em muitos desportos radicais, incluindo o base jumping (um salto em queda livre a partir de um ponto fixo - um penhasco ou um prédio, por exemplo), montanhismo, escaladas ou "slackline" (uma prática semelhante a andar na corda bamba).

O site especializado em escaladas, o Climbing.com, descreve Potter como "uma das figuras mais criativas, energéticas e controversas do montanhismo moderno", recordando que ele tinha "quebrado a barreira da velocidade em subidas de solo "incluindo os principais picos de Yosemite, onde morava.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.