sicnot

Perfil

Desporto

Sporting ou Braga, um deles vai levar a Taça

O Sporting quer salvar a época no domingo, com a conquista da sua 16.ª Taça de Portugal de futebol, frente ao Sporting de Braga que procura confirmar o estatuto de quarto 'grande'.

Os "leões" vão disputar a sua 27.ª final na competição, depois de terem ficado precocemente afastados da luta pelo título nacional e de terem assegurado o terceiro lugar na I Liga, diante dos "arsenalistas", quartos a 18 pontos do Sporting, que vão disputar o troféu pela quinta vez.

Marco Silva comanda a equipa favorita no encontro de domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, não só pelo historial, nem pela vantagem pontual, mas também pelo saldo positivo dos embates perante a formação de Sérgio Conceição, que venceu em Braga, por 1-0, com um golo tardio de Tanaka, e goleou em Lisboa, por 4-1.

O treinador do Sporting teve oportunidade de gerir o plantel praticamente desde que garantiu a presença no Jamor, a 08 de abril, para se apresentar no jogo decisivo com a sua melhor equipa, contando com o avançado argelino Slimani, que teve uma presença intermitente no 'onze' desde a Taça das Nações Africanas de 2015.

Pelo contrário, o técnico do Sporting de Braga ainda ficou obrigado a segurar o quarto posto na última jornada da I Liga, quando quebrou um ciclo de cinco jogos sem vencer na prova, tendo, para domingo, como 'baixa' confirmada o médio Danilo, que integra a seleção brasileira no Mundial de sub-20, e Ruben Micael, Zé Luís, Mauro e Tiago Gomes em dúvida, todos por lesão.

Para chegar à final e tentar quebrar o jejum de sete anos sem troféus, o Sporting começou de forma fulgurante, ao vencer por 3-1 o FC Porto, no Estádio do Dragão, superando depois três adversários secundários (Sporting de Espinho, por 5-0, Vizela, por 3-2, e Famalicão, por 4-0), antes de eliminar o Nacional nas meias-finais, com o empate 2-2 na Madeira e a vitória por 1-0 em Lisboa.

A quinta 'caminhada' do Sporting de Braga até à final da Taça, que conquistou uma vez, começou de forma mais suave, com o triunfo por 4-1 diante do 'distrital' Alcains, seguindo-se quatro eliminatórias com primodivisionários, no terreno do rival Vitória de Guimarães (2-1), do agora bicampeão Benfica (2-1), em casa com o Belenenses (7-1) e a duas mãos com o Rio Ave (3-0 em Braga e 1-1 em Vila do Conde).

No domingo, o Sporting volta a dispor da oportunidade de igualar o FC Porto no número de conquistas da Taça, cujo último triunfo remonta a 2007/08, enquanto o Sporting de Braga procura reeditar o sucesso da estreia, em 1965/66, depois de três finais perdidas, a penúltima das quais frente aos 'leões' (4-0).

Sporting e Sporting de Braga disputam no domingo a 75.ª final da Taça de Portugal, a partir das 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras.

  • Benfica e Marítimo discutem hoje a Taça da Liga
    1:58

    Desporto

    O Benfica ambiciona conquistar, hoje, a sexta Taça da Liga da sua história. Por seu lado, o Marítimo quer contrariar o favoritismo dos encarnados e vencer a prova pela primeira vez. A antevisão da final foi feita esta quinta-feira pelos treinadores Jorge Jesus e Ivo Vieira.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.