sicnot

Perfil

Desporto

Sporting ou Braga, um deles vai levar a Taça

O Sporting quer salvar a época no domingo, com a conquista da sua 16.ª Taça de Portugal de futebol, frente ao Sporting de Braga que procura confirmar o estatuto de quarto 'grande'.

Os "leões" vão disputar a sua 27.ª final na competição, depois de terem ficado precocemente afastados da luta pelo título nacional e de terem assegurado o terceiro lugar na I Liga, diante dos "arsenalistas", quartos a 18 pontos do Sporting, que vão disputar o troféu pela quinta vez.

Marco Silva comanda a equipa favorita no encontro de domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, não só pelo historial, nem pela vantagem pontual, mas também pelo saldo positivo dos embates perante a formação de Sérgio Conceição, que venceu em Braga, por 1-0, com um golo tardio de Tanaka, e goleou em Lisboa, por 4-1.

O treinador do Sporting teve oportunidade de gerir o plantel praticamente desde que garantiu a presença no Jamor, a 08 de abril, para se apresentar no jogo decisivo com a sua melhor equipa, contando com o avançado argelino Slimani, que teve uma presença intermitente no 'onze' desde a Taça das Nações Africanas de 2015.

Pelo contrário, o técnico do Sporting de Braga ainda ficou obrigado a segurar o quarto posto na última jornada da I Liga, quando quebrou um ciclo de cinco jogos sem vencer na prova, tendo, para domingo, como 'baixa' confirmada o médio Danilo, que integra a seleção brasileira no Mundial de sub-20, e Ruben Micael, Zé Luís, Mauro e Tiago Gomes em dúvida, todos por lesão.

Para chegar à final e tentar quebrar o jejum de sete anos sem troféus, o Sporting começou de forma fulgurante, ao vencer por 3-1 o FC Porto, no Estádio do Dragão, superando depois três adversários secundários (Sporting de Espinho, por 5-0, Vizela, por 3-2, e Famalicão, por 4-0), antes de eliminar o Nacional nas meias-finais, com o empate 2-2 na Madeira e a vitória por 1-0 em Lisboa.

A quinta 'caminhada' do Sporting de Braga até à final da Taça, que conquistou uma vez, começou de forma mais suave, com o triunfo por 4-1 diante do 'distrital' Alcains, seguindo-se quatro eliminatórias com primodivisionários, no terreno do rival Vitória de Guimarães (2-1), do agora bicampeão Benfica (2-1), em casa com o Belenenses (7-1) e a duas mãos com o Rio Ave (3-0 em Braga e 1-1 em Vila do Conde).

No domingo, o Sporting volta a dispor da oportunidade de igualar o FC Porto no número de conquistas da Taça, cujo último triunfo remonta a 2007/08, enquanto o Sporting de Braga procura reeditar o sucesso da estreia, em 1965/66, depois de três finais perdidas, a penúltima das quais frente aos 'leões' (4-0).

Sporting e Sporting de Braga disputam no domingo a 75.ª final da Taça de Portugal, a partir das 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras.

  • Benfica e Marítimo discutem hoje a Taça da Liga
    1:58

    Desporto

    O Benfica ambiciona conquistar, hoje, a sexta Taça da Liga da sua história. Por seu lado, o Marítimo quer contrariar o favoritismo dos encarnados e vencer a prova pela primeira vez. A antevisão da final foi feita esta quinta-feira pelos treinadores Jorge Jesus e Ivo Vieira.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.