sicnot

Perfil

Desporto

Município de Paris dá "luz verde" para ampliação de Roland Garros

A cidade de Paris vai mesmo avançar com a construção de um novo complexo de Roland Garros, que passará dos atuais 8,5 hectares para 12,5 na edição de 2019, confirmou hoje a presidente da câmara, Anne Hidalgo.

© Reuters Staff / Reuters

"Hoje mesmo foi assinada a autorização de construção que pemite a extensão de Roland-Garros", disse Hidaldo ao canal BFM TV. 

A ampliação das infraestruturas, que tem sido criticada por organizações ambientalistas, tem um orçamento de 400 milhões de euros e servirá igualmente para ser incluída na candidatura de Paris aos Jogos Olímpicos de 2024.

Na semana passada já tinha sido assegurado o apoio do Governo francês, saindo-se assim de um impasse que durava há anos. Com a autorização camarária, a Federação Francesa de Ténis estima que as obras comecem ainda este ano.

As mudanças permitirão, nomeadamente, que haja menos jogos suspensos pela chuva ou por falta de luz natural, já que se avança para coberturas e iluminação dos campos.

O torneio, que se disputa desde 1920, é visitado anualmente por 460 mil pessoas, o que faz dele o menos concorrido dos torneios do 'Grand Slam'.

Entre as principais críticas dos ecologistas está o facto de, na ampliação, um novo campo chegar ao Jardin des Serres de Auteuil, criado em 1897 pelo arquiteto Jean Camille Formigé, como um dos quatro polos do Jardim Botânico e classificado como monumento natural.

Lusa
  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.