sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro vai disputar medalha de ouro em -57 kg

A judoca Telma Monteiro vai disputar hoje a medalha de ouro na categoria de -57 kg dos I Jogos Europeus, naquele que será o nono pódio de Portugal em Baku, no Azerbaijão.

ROBERT GHEMENT

SRDJAN SUKI

SRDJAN SUKI

SRDJAN SUKI

ROBERT GHEMENT

A judoca natural de Almada vai disputar o seu quinto título europeu, depois das conquistas em -52 kg, em 2006 e 2007, e em -57 kg, a sua categoria atual, em 2009 e 2012, frente à húngara Hedvig Karakas, 11.ª do Mundo.

No seu melhor combate até ao momento, a líder do 'ranking' Mundial bateu a francesa Automne Pavia (sétima da hierarquia) após lhe ter aplicado 'yuko' a 2.44 minutos do fim e 'waza-ari' a 1.29.

A gaulesa, que tinha vencido três dos quatro combates frente a Telma Monteiro, tinha sido terceira no Mundial de 2014 e foi terceira classificada em Londres2012.

Num dos combates desfavoráveis à portuguesa, nos Europeus de 2013, em Budapeste, Telma Monteiro contentou-se com o bronze e Pavia sagrou-se campeã da Europa.

Telma Monteiro chegou às 'meias' nestes Europeus absolutos, inseridos nos I Jogos Europeus, após vencer a holandesa Sanne Verhagen (15.ª), por 'shido', a advertência mais fraca no judo.

No primeiro combate, Telma Monteiro tinha afastado a sérvia Jovana Rogic (22.ª), por decisão no ponto de ouro: ambas terminaram com duas penalizações, pelo que só aos 1.42 minutos do desempate a contenda foi decidida, a favor da portuguesa, por 'shido'.

Quanto aos restantes judocas portugueses, apenas Sergiu Oleinic está em prova, a discutir o bronze em -66 kg.

Portugal soma oito medalhas nos I Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo). 

A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados conquistaram medalhas de bronze.


Lusa
  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.