sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro vai disputar medalha de ouro em -57 kg

A judoca Telma Monteiro vai disputar hoje a medalha de ouro na categoria de -57 kg dos I Jogos Europeus, naquele que será o nono pódio de Portugal em Baku, no Azerbaijão.

ROBERT GHEMENT

SRDJAN SUKI

SRDJAN SUKI

SRDJAN SUKI

ROBERT GHEMENT

A judoca natural de Almada vai disputar o seu quinto título europeu, depois das conquistas em -52 kg, em 2006 e 2007, e em -57 kg, a sua categoria atual, em 2009 e 2012, frente à húngara Hedvig Karakas, 11.ª do Mundo.

No seu melhor combate até ao momento, a líder do 'ranking' Mundial bateu a francesa Automne Pavia (sétima da hierarquia) após lhe ter aplicado 'yuko' a 2.44 minutos do fim e 'waza-ari' a 1.29.

A gaulesa, que tinha vencido três dos quatro combates frente a Telma Monteiro, tinha sido terceira no Mundial de 2014 e foi terceira classificada em Londres2012.

Num dos combates desfavoráveis à portuguesa, nos Europeus de 2013, em Budapeste, Telma Monteiro contentou-se com o bronze e Pavia sagrou-se campeã da Europa.

Telma Monteiro chegou às 'meias' nestes Europeus absolutos, inseridos nos I Jogos Europeus, após vencer a holandesa Sanne Verhagen (15.ª), por 'shido', a advertência mais fraca no judo.

No primeiro combate, Telma Monteiro tinha afastado a sérvia Jovana Rogic (22.ª), por decisão no ponto de ouro: ambas terminaram com duas penalizações, pelo que só aos 1.42 minutos do desempate a contenda foi decidida, a favor da portuguesa, por 'shido'.

Quanto aos restantes judocas portugueses, apenas Sergiu Oleinic está em prova, a discutir o bronze em -66 kg.

Portugal soma oito medalhas nos I Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo). 

A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados conquistaram medalhas de bronze.


Lusa
  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.