sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro vai disputar medalha de ouro em -57 kg

A judoca Telma Monteiro vai disputar hoje a medalha de ouro na categoria de -57 kg dos I Jogos Europeus, naquele que será o nono pódio de Portugal em Baku, no Azerbaijão.

ROBERT GHEMENT

SRDJAN SUKI

SRDJAN SUKI

SRDJAN SUKI

ROBERT GHEMENT

A judoca natural de Almada vai disputar o seu quinto título europeu, depois das conquistas em -52 kg, em 2006 e 2007, e em -57 kg, a sua categoria atual, em 2009 e 2012, frente à húngara Hedvig Karakas, 11.ª do Mundo.

No seu melhor combate até ao momento, a líder do 'ranking' Mundial bateu a francesa Automne Pavia (sétima da hierarquia) após lhe ter aplicado 'yuko' a 2.44 minutos do fim e 'waza-ari' a 1.29.

A gaulesa, que tinha vencido três dos quatro combates frente a Telma Monteiro, tinha sido terceira no Mundial de 2014 e foi terceira classificada em Londres2012.

Num dos combates desfavoráveis à portuguesa, nos Europeus de 2013, em Budapeste, Telma Monteiro contentou-se com o bronze e Pavia sagrou-se campeã da Europa.

Telma Monteiro chegou às 'meias' nestes Europeus absolutos, inseridos nos I Jogos Europeus, após vencer a holandesa Sanne Verhagen (15.ª), por 'shido', a advertência mais fraca no judo.

No primeiro combate, Telma Monteiro tinha afastado a sérvia Jovana Rogic (22.ª), por decisão no ponto de ouro: ambas terminaram com duas penalizações, pelo que só aos 1.42 minutos do desempate a contenda foi decidida, a favor da portuguesa, por 'shido'.

Quanto aos restantes judocas portugueses, apenas Sergiu Oleinic está em prova, a discutir o bronze em -66 kg.

Portugal soma oito medalhas nos I Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo). 

A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados conquistaram medalhas de bronze.


Lusa
  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.