sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa eliminado na primeira ronda de Wimbledon

O português João Sousa foi hoje eliminado na primeira ronda de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada de ténis, ao perder frente ao suíço Stanislas Wawrinka, pelos parciais de 6-2, 7-5, 7-6 (7-3).

© Suzanne Plunkett / Reuters

Uma hora e 48 minutos foi o tempo que o vimaranense, 46.º da hierarquia mundial, aguentou no 'court' central frente ao 'favorito' Stanislas Wawrinka, quarto do 'ranking' ATP, que assim marcou encontro na segunda ronda com o dominicano Victor Estrella Burgos, 48.º jogador mundial.

O primeiro 'set' acabou por ser o mais desequilibrado, com o português a pagar caro o facto de apenas conseguir colocar 36% dos primeiros serviços e ter feito três duplas faltas, permitindo ao suíço concretizar dois 'break points' dos quatro que dispôs para fechar o parcial com um confortável 6-2.

"Tive um primeiro set menos bom, em que me custou entrar em jogo. Estava a ser muito defensivo e a fazer alguns erros não forçados, nomeadamente no primeiro serviço", afirmou em declarações à agência Lusa.

Na segunda partida Wawrinka 'aliviou' ligeiramente o nível de jogo, o que, a par de um João Sousa menos errático, contribuiu para um jogo mais equilibrado. O português quase duplicou a percentagem de primeiros 'saques' (64%) e conseguiu, tal como o suíço, manter os seus jogos do serviço até ao décimo jogo.

Com o marcador empatado a cinco, Sousa acabou por 'oferecer' o 'set' a Wawrinka, ao permitir a quebra de serviço, com o suíço a aproveitar o único ponto de 'break' do jogo para se colocar em posição de servir para a segunda partida, que acabaria por fechar de seguida.

Ainda mais equilibrado, o terceiro parcial acabou por ser decidido no 'tie-break', depois de ambos os jogadores chegarem ao 6-6 sem terem permitido qualquer ponto de 'break' nos respetivos jogos de serviço.

Na decisão da partida, acabaram por valer as 'pancadas' decisivas do número quatro mundial, que terminou o 'set' com 11 ases e 20 'winners', que foram aparecendo nos momentos chave do jogo. 

7-3 foi o resultado do 'tie-break' que confirmou a eliminação do único português a disputar o terceiro Grand Slam da temporada de ténis, repetindo assim o resultado de 2014 em que o vimaranense tinha também perdido frente a Wawrinka na primeira ronda.

"Tanto no segundo set como no terceiro consegui elevar o meu nível de jogo e consegui jogar da maneira que eu quis, mais agressivo. Infelizmente não consegui aproveitar as oportunidades que dispus. Apesar da derrota acho que fiz um bom encontro. O Stan teve muito bem durante todo o encontro. Nos momentos decisivos teve muito forte. É o justo vencedor", concluiu.

Lusa
  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.