sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa eliminado na primeira ronda de Wimbledon

O português João Sousa foi hoje eliminado na primeira ronda de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada de ténis, ao perder frente ao suíço Stanislas Wawrinka, pelos parciais de 6-2, 7-5, 7-6 (7-3).

© Suzanne Plunkett / Reuters

Uma hora e 48 minutos foi o tempo que o vimaranense, 46.º da hierarquia mundial, aguentou no 'court' central frente ao 'favorito' Stanislas Wawrinka, quarto do 'ranking' ATP, que assim marcou encontro na segunda ronda com o dominicano Victor Estrella Burgos, 48.º jogador mundial.

O primeiro 'set' acabou por ser o mais desequilibrado, com o português a pagar caro o facto de apenas conseguir colocar 36% dos primeiros serviços e ter feito três duplas faltas, permitindo ao suíço concretizar dois 'break points' dos quatro que dispôs para fechar o parcial com um confortável 6-2.

"Tive um primeiro set menos bom, em que me custou entrar em jogo. Estava a ser muito defensivo e a fazer alguns erros não forçados, nomeadamente no primeiro serviço", afirmou em declarações à agência Lusa.

Na segunda partida Wawrinka 'aliviou' ligeiramente o nível de jogo, o que, a par de um João Sousa menos errático, contribuiu para um jogo mais equilibrado. O português quase duplicou a percentagem de primeiros 'saques' (64%) e conseguiu, tal como o suíço, manter os seus jogos do serviço até ao décimo jogo.

Com o marcador empatado a cinco, Sousa acabou por 'oferecer' o 'set' a Wawrinka, ao permitir a quebra de serviço, com o suíço a aproveitar o único ponto de 'break' do jogo para se colocar em posição de servir para a segunda partida, que acabaria por fechar de seguida.

Ainda mais equilibrado, o terceiro parcial acabou por ser decidido no 'tie-break', depois de ambos os jogadores chegarem ao 6-6 sem terem permitido qualquer ponto de 'break' nos respetivos jogos de serviço.

Na decisão da partida, acabaram por valer as 'pancadas' decisivas do número quatro mundial, que terminou o 'set' com 11 ases e 20 'winners', que foram aparecendo nos momentos chave do jogo. 

7-3 foi o resultado do 'tie-break' que confirmou a eliminação do único português a disputar o terceiro Grand Slam da temporada de ténis, repetindo assim o resultado de 2014 em que o vimaranense tinha também perdido frente a Wawrinka na primeira ronda.

"Tanto no segundo set como no terceiro consegui elevar o meu nível de jogo e consegui jogar da maneira que eu quis, mais agressivo. Infelizmente não consegui aproveitar as oportunidades que dispus. Apesar da derrota acho que fiz um bom encontro. O Stan teve muito bem durante todo o encontro. Nos momentos decisivos teve muito forte. É o justo vencedor", concluiu.

Lusa
  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC