sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa eliminado na primeira ronda de Wimbledon

O português João Sousa foi hoje eliminado na primeira ronda de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada de ténis, ao perder frente ao suíço Stanislas Wawrinka, pelos parciais de 6-2, 7-5, 7-6 (7-3).

© Suzanne Plunkett / Reuters

Uma hora e 48 minutos foi o tempo que o vimaranense, 46.º da hierarquia mundial, aguentou no 'court' central frente ao 'favorito' Stanislas Wawrinka, quarto do 'ranking' ATP, que assim marcou encontro na segunda ronda com o dominicano Victor Estrella Burgos, 48.º jogador mundial.

O primeiro 'set' acabou por ser o mais desequilibrado, com o português a pagar caro o facto de apenas conseguir colocar 36% dos primeiros serviços e ter feito três duplas faltas, permitindo ao suíço concretizar dois 'break points' dos quatro que dispôs para fechar o parcial com um confortável 6-2.

"Tive um primeiro set menos bom, em que me custou entrar em jogo. Estava a ser muito defensivo e a fazer alguns erros não forçados, nomeadamente no primeiro serviço", afirmou em declarações à agência Lusa.

Na segunda partida Wawrinka 'aliviou' ligeiramente o nível de jogo, o que, a par de um João Sousa menos errático, contribuiu para um jogo mais equilibrado. O português quase duplicou a percentagem de primeiros 'saques' (64%) e conseguiu, tal como o suíço, manter os seus jogos do serviço até ao décimo jogo.

Com o marcador empatado a cinco, Sousa acabou por 'oferecer' o 'set' a Wawrinka, ao permitir a quebra de serviço, com o suíço a aproveitar o único ponto de 'break' do jogo para se colocar em posição de servir para a segunda partida, que acabaria por fechar de seguida.

Ainda mais equilibrado, o terceiro parcial acabou por ser decidido no 'tie-break', depois de ambos os jogadores chegarem ao 6-6 sem terem permitido qualquer ponto de 'break' nos respetivos jogos de serviço.

Na decisão da partida, acabaram por valer as 'pancadas' decisivas do número quatro mundial, que terminou o 'set' com 11 ases e 20 'winners', que foram aparecendo nos momentos chave do jogo. 

7-3 foi o resultado do 'tie-break' que confirmou a eliminação do único português a disputar o terceiro Grand Slam da temporada de ténis, repetindo assim o resultado de 2014 em que o vimaranense tinha também perdido frente a Wawrinka na primeira ronda.

"Tanto no segundo set como no terceiro consegui elevar o meu nível de jogo e consegui jogar da maneira que eu quis, mais agressivo. Infelizmente não consegui aproveitar as oportunidades que dispus. Apesar da derrota acho que fiz um bom encontro. O Stan teve muito bem durante todo o encontro. Nos momentos decisivos teve muito forte. É o justo vencedor", concluiu.

Lusa
  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.