sicnot

Perfil

Desporto

Sporting e Marco Silva chegam a acordo

O Sporting anunciou hoje que chegou a acordo com Marco Silva para rescindir o contrato, em comunicado enviado pelo clube da I Liga portuguesa de futebol à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).

© Srdjan Zivulovic / Reuters

"O Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal -- Futebol, SAD vem informar que foi formalizada a revogação por mútuo acordo do contrato de trabalho desportivo entre a Sporting SAD e o treinador da equipa principal de futebol da época transata, Marco Silva", lê-se no comunicado.

Os 'leões' informam que também chegaram a acordo "com os restantes elementos da sua equipa técnica, João Sousa, Gonçalo Pedro e José Sampaio ('Rifa')".

O Sporting anunciou no início de junho, em comunicado e um dia depois de ser noticiada a contratação de Jorge Jesus, a intenção de rescindir "com efeitos imediatos" e por justa causa o contrato com Marco Silva.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting complementa a informação dizendo que não foi possível chegar a acordo para a rescisão de contrato com o treinador.

A 11 de junho, o advogado de Marco Silva afirmou ter apresentado à SAD do Sporting a resposta à nota de culpa, escusando-se a dizer quais os argumentos utilizados.

No início de julho, em comunicado, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, garantiu que o treinador Marco Silva faltou ao respeito ao clube da I Liga de futebol em várias ocasiões e que foi isso que levou ao seu despedimento.

"Ao trabalhar com Marco Silva, vi-me involuntariamente envolvido num conjunto de episódios em que este demonstrou, no nosso entendimento, falta de respeito para com o clube e para com a estrutura que com ele trabalhava", lê-se na mensagem do líder 'verde e branco'.

Garantindo que não estava em causa o valor como treinador de Marco Silva, "cujas qualidades técnicas não se colocam em causa", Bruno de Carvalho "realça circunstâncias pessoais" que deixaram "revoltados e desapontados, de forma extremamente grave", os responsáveis 'leoninos', que levou o clube a "instaurar um processo disciplinar com vista ao seu despedimento com justa causa".

"Foram esses (vários) episódios que serviram como fator de constante desestabilização do normal relacionamento institucional, tornando a situação insustentável", afirmou.

Depois de dois anos em que conduziu o Estoril-Praia às competições europeias, Marco Silva chegou no início da temporada ao Sporting para substituir Leonardo Jardim, que se tinha transferido para o Mónaco.

Na sua primeira época num 'grande', Marco Silva, de 37 anos, alcançou o terceiro lugar no campeonato, apurando-se para o 'play-off' da Liga dos Campeões, e conquistou a Taça de Portugal, pondo fim a um jejum de sete anos sem títulos.

Contudo, ao longo da temporada foram sendo noticiadas desavenças e o crescente distanciamento entre o treinador e o presidente do clube, Bruno de Carvalho.

 

Lusa

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC