sicnot

Perfil

Desporto

Manuel Machado diz que Nacional é candidato à Europa "por estatuto"

O treinador do Nacional assumiu hoje que a equipa lutará pela Europa na I Liga de futebol, pelo estatuto que tem e apesar de ter afirmado ser ainda muito cedo para estabelecer comparações com outros candidatos.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

JOSE COELHO

Manuel Machado considerou "uma aberração" o facto de o mercado de transferências vigorar até ao final de agosto, numa altura em que o campeonato já está em marcha.

"Ainda não podemos analisar o valor do nosso grupo de trabalho, nem das restantes equipas que lutam pelo mesmo objetivo. Contudo, há 14 anos na I Liga, tivemos 50% de aproveitamento, no que toca às participações europeias. Por estatuto, jogamos para isso, mas há concorrência e ainda não conhecemos o valor das equipas, porque estamos ainda no início da preparação", destacou Manuel Machado, em conferência de imprensa.

O facto de a Madeira ter agora três equipas (Nacional, Marítimo e União da Madeira) na I Liga, é algo que o treinador do Nacional exalta: "Prestigia o desenvolvimento e política desportivas regionais, porque o futebol é embaixador e promotor do nome da Madeira,  que fica mais dilatado com a presença do União."

Para Machado, o campeonato interno "conta muito, porque há rivalidade".

"Da nossa parte, tudo faremos para, tal como nos últimos anos, sermos a equipa mais cotada, ou melhor classificada, entre as madeirenses, é isso que também iremos tentar fazer esta época", observou.

Relativamente ao calendário, o técnico aplaude um ou dois benefícios: "Não me prendo ao calendário, mas há duas ou três referências a fazer: jogos mais separados com os 'grandes', o que nos permite alguma folga, para além disso, há duas fases em que podemos permanecer na Madeira durante cerca de um mês, já que há quatro jogos em casa, com os dérbis, e ficamos salvaguardados de viagens aéreas", explicou.

Por existirem ainda algumas interrogações relativamente a jogadores que poderão sair, Manuel Machado afirma que "felizmente a equipa tem produzido bons jogadores e, vir para o Nacional, é bom, porque é um clube que promove", destacou.

Depois de rejeitar opinar sobre o sorteio dos árbitros, o treinador da equipa da Choupana espera que o campeonato tenha mais candidatos ao título.

"O Sporting é ainda uma interrogação, mas Jorge Jesus acrescenta alguma coisa ao potencial do Sporting, que deverá ter jogadores de maior calibre para competir com Benfica e FC Porto. Sendo assim, o futebol português fica a ganhar", afirmou, a concluir.

 

 

 

 

 

Lusa

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.