sicnot

Perfil

Desporto

Ministério da Justiça suíço comunica extradição de dirigente da FIFA para os EUA

Um dos sete responsáveis da FIFA detidos na Suíça desde 27 de maio, antes do congresso e eleições do organismo, foi extraditado para os Estados Unidos, informou o ministério da justiça da Suíça.

© Mariana Bazo / Reuters

"O primeiro dos sete responsáveis da FIFA que se encontram em custódia na Suíça foi extraditado para os Estados Unidos a 15 de julho", refere o comunicado, explicando que foi escoltado pela polícia norte-americana num voo para Nova Iorque.

Entretanto, o porta-voz do ministério explicou que o nome do responsável extraditado não pode ainda ser revelado.

Na semana passada, um dos dirigentes detidos aceitou a extradição, no âmbito de uma investigação norte-americana a corrupção na FIFA e que levou à detenção de vários elementos pouco antes das eleições.

Então foram detidos o uruguaio Eugenio Figueredo, vice-presidente da Confederação sul-americana e da FIFA, o costa-riquenho Eduardo Li, presidente da Federação da Costa Rica, e o brasileiro José María Marín, membro da Confederação sul-americana.

Outros detidos foram Costar Takkas, ex-secretário geral a Federação das Ilhas Caimão, e Jeffrey Webb, presidente da Confederação da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF), Julio Rocha, ex-presidente da Federação da Nicarágua, Rafael Esquível, presidente da Federação da Venezuela e membro executivo da Confederação sul-americana.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusa os dirigentes e ex-dirigentes detidos de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, com subornos que poderão ascender a 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

Lusa

  • Avião da Qatar Airways aterrou na Base das Lajes devido a emergência médica

    País

    Três passageiros de um voo da companhia aérea Qatar Airways, que teve de aterrar este domingo na Terceira, nos Açores, foram assistidos no Hospital de Santo Espírito, naquela ilha. Fonte da Proteção Civil dos Açores disse que se tratou "de uma aterragem de emergência médica", depois de um passageiro se ter "sentido mal", após "alguma turbulência".

  • O último adeus a Fidel Castro
    1:59

    Fidel Castro 1926-2016

    O funeral de Fidel Castro realiza-se hoje em Santiago de Cuba, berço da revolução, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados após a morte do ex-Presidente a 25 de novembro, aos 90 anos.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.