sicnot

Perfil

Desporto

Ministério da Justiça suíço comunica extradição de dirigente da FIFA para os EUA

Um dos sete responsáveis da FIFA detidos na Suíça desde 27 de maio, antes do congresso e eleições do organismo, foi extraditado para os Estados Unidos, informou o ministério da justiça da Suíça.

© Mariana Bazo / Reuters

"O primeiro dos sete responsáveis da FIFA que se encontram em custódia na Suíça foi extraditado para os Estados Unidos a 15 de julho", refere o comunicado, explicando que foi escoltado pela polícia norte-americana num voo para Nova Iorque.

Entretanto, o porta-voz do ministério explicou que o nome do responsável extraditado não pode ainda ser revelado.

Na semana passada, um dos dirigentes detidos aceitou a extradição, no âmbito de uma investigação norte-americana a corrupção na FIFA e que levou à detenção de vários elementos pouco antes das eleições.

Então foram detidos o uruguaio Eugenio Figueredo, vice-presidente da Confederação sul-americana e da FIFA, o costa-riquenho Eduardo Li, presidente da Federação da Costa Rica, e o brasileiro José María Marín, membro da Confederação sul-americana.

Outros detidos foram Costar Takkas, ex-secretário geral a Federação das Ilhas Caimão, e Jeffrey Webb, presidente da Confederação da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF), Julio Rocha, ex-presidente da Federação da Nicarágua, Rafael Esquível, presidente da Federação da Venezuela e membro executivo da Confederação sul-americana.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusa os dirigentes e ex-dirigentes detidos de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, com subornos que poderão ascender a 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..