sicnot

Perfil

Desporto

Iker Casillas e Xavi distinguidos pelo governo espanhol

O governo espanhol distinguiu os futebolistas espanhóis Iker Casillas, guarda-redes do FC Porto, e Xavi Hernández, concedendo-lhes a Grã-Cruz da Real Ordem de Mérito Desportivo.

© Tony Gentile / Reuters

A proposta, apresentada pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto, foi aprovada hoje e o anúncio foi feito pela primeira vice-presidente do governo espanhol.

Soraya Sáenz de Santamaría aproveitou para destacar "o currículo e a forma notória como os futebolistas se distinguiram no desporto espanhol".

Casillas e Xavi fizeram parte da fase de maior sucesso desportivo da seleção espanhola, que culminou com as conquistas dos Campeonatos da Europa de 2008 e 2012 e do Campeonato do Mundo de 2010.

Iker Casillas representou o Real Madrid nos últimos 25 anos, tendo abandonado esta temporada o clube 'merengue' para assinar pelo FC Porto.

Xavi Hernández deixou também para trás os 17 anos ao serviço do Barcelona para rumar ao Médio Oriente, onde lhe espera um contrato com o Al-Sadd, do Qatar.

Lusa

  • Bruxelas aguarda relatório completo para analisar pesca da sardinha
    1:29
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Novas regras para compra e venda de animais
    2:04

    País

    Foi aprovado o projeto de lei do PAN que regula transações de animais de companhia. O diploma proíbe, ainda, a publicidade e a venda online de animais selvagens. As multas para o incumprimento da legislação poderão ir dos 200 aos 3.740 euros.

  • Assédio proibido por lei
    1:40

    País

    Ser assediado no emprego é agora proibido por lei e passa a dar direito a indemnização. É o que prevê o diploma aprovado ontem no Parlamento, com as abstenções do PSD e do CDS.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias