sicnot

Perfil

Desporto

Iker Casillas e Xavi distinguidos pelo governo espanhol

O governo espanhol distinguiu os futebolistas espanhóis Iker Casillas, guarda-redes do FC Porto, e Xavi Hernández, concedendo-lhes a Grã-Cruz da Real Ordem de Mérito Desportivo.

© Tony Gentile / Reuters

A proposta, apresentada pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto, foi aprovada hoje e o anúncio foi feito pela primeira vice-presidente do governo espanhol.

Soraya Sáenz de Santamaría aproveitou para destacar "o currículo e a forma notória como os futebolistas se distinguiram no desporto espanhol".

Casillas e Xavi fizeram parte da fase de maior sucesso desportivo da seleção espanhola, que culminou com as conquistas dos Campeonatos da Europa de 2008 e 2012 e do Campeonato do Mundo de 2010.

Iker Casillas representou o Real Madrid nos últimos 25 anos, tendo abandonado esta temporada o clube 'merengue' para assinar pelo FC Porto.

Xavi Hernández deixou também para trás os 17 anos ao serviço do Barcelona para rumar ao Médio Oriente, onde lhe espera um contrato com o Al-Sadd, do Qatar.

Lusa

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.