sicnot

Perfil

Desporto

Portugal conhece hoje adversários na qualificação para o Mundial de 2018

A seleção portuguesa de futebol conhece hoje os adversários na fase de qualificação para o Mundial de 2018, 'partindo' para o sorteio de São Petersburgo, na Rússia, no Pote 1.

Em caso de vitória, a seleção nacional assume a liderança do agrupamento e fica mais perto do apuramento direto para o Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França.

Em caso de vitória, a seleção nacional assume a liderança do agrupamento e fica mais perto do apuramento direto para o Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França.

INACIO ROSA / Lusa

O conjunto comandado por Fernando Santos já sabe, assim, que não enfrentará os 'tubarões' Alemanha, Espanha, Inglaterra, Holanda ou Bélgica, bem como Croácia, Roménia e País de Gales.

Ainda assim, Portugal não está livre de defrontar uma seleção de topo, caso das campeãs mundiais e europeias Itália e França, que 'tombaram' para o Pote 2, sendo que só o primeiro de cada grupo se qualifica diretamente para o Mundial.

O conjunto das 'quinas' pode ter um grupo teoricamente complicado, com França, Suécia, Turquia, Finlândia e Cazaquistão, mas também um acessível, com Islândia, Albânia, Ilhas Faroé, Moldávia e Andorra.

Os vencedores dos nove grupos de qualificação apuram-se diretamente para a fase final, que se realiza de 14 de junho a 15 de julho de 2018, enquanto os oito melhores segundos disputam um 'play-off', que apura mais quatro.

As jornadas de qualificação realizam-se de 04 a 06 de setembro, 06 a 08 e 09 a 11 de outubro e 11 a 13 de novembro, em 2016, e 24 a 26 de março, 09 a 11 de junho, 31 de agosto a 02 de setembro, 03 a 05 de setembro e 05 a 07 e 08 a 10 de outubro, em 2017.

O 'play-off' está agendado para novembro de 2017, com a primeira mão de 09 a 11 e a segunda de 12 a 14.

Além de 14 representantes da Europa (a anfitriã Rússia e mais 13), o Mundial de 2018 contará com cinco equipas de África, quatro ou cinco da Ásia, quatro ou cinco da América do Sul, três ou quatro da CONCACAF e nenhuma ou uma da Oceânia.

O sorteio para a fase de qualificação do Mundial de futebol de 2018, que se realizará na Rússia, decorre no sábado, na cidade de São Petersburgo.

Constituição dos potes da qualificação europeia:

- Pote 1: Alemanha, Bélgica, Holanda, Portugal, Roménia, Inglaterra, País de Gales, Espanha e Croácia.

- Pote 2: Eslováquia, Áustria, Itália, Suíça, República Checa, França, Islândia, Dinamarca e Bósnia-Herzegovina.

- Pote 3: Ucrânia, Escócia, Polónia, Hungria, Suécia, Albânia, Irlanda do Norte, Sérvia e Grécia.

- Pote 4: Turquia, Eslovénia, Israel, República da Irlanda, Noruega, Bulgária, Ilhas Faroé, Montenegro e Estónia.

- Pote 5: Chipre, Letónia, Arménia, Finlândia, Bielorrússia, Macedónia, Azerbaijão, Lituânia e Moldávia.

- Pote 6: Cazaquistão, Luxemburgo, Liechtenstein, Geórgia, Malta, São Marino e Andorra.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.