sicnot

Perfil

Desporto

Portugal conhece hoje adversários na qualificação para o Mundial de 2018

A seleção portuguesa de futebol conhece hoje os adversários na fase de qualificação para o Mundial de 2018, 'partindo' para o sorteio de São Petersburgo, na Rússia, no Pote 1.

Em caso de vitória, a seleção nacional assume a liderança do agrupamento e fica mais perto do apuramento direto para o Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França.

Em caso de vitória, a seleção nacional assume a liderança do agrupamento e fica mais perto do apuramento direto para o Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França.

INACIO ROSA / Lusa

O conjunto comandado por Fernando Santos já sabe, assim, que não enfrentará os 'tubarões' Alemanha, Espanha, Inglaterra, Holanda ou Bélgica, bem como Croácia, Roménia e País de Gales.

Ainda assim, Portugal não está livre de defrontar uma seleção de topo, caso das campeãs mundiais e europeias Itália e França, que 'tombaram' para o Pote 2, sendo que só o primeiro de cada grupo se qualifica diretamente para o Mundial.

O conjunto das 'quinas' pode ter um grupo teoricamente complicado, com França, Suécia, Turquia, Finlândia e Cazaquistão, mas também um acessível, com Islândia, Albânia, Ilhas Faroé, Moldávia e Andorra.

Os vencedores dos nove grupos de qualificação apuram-se diretamente para a fase final, que se realiza de 14 de junho a 15 de julho de 2018, enquanto os oito melhores segundos disputam um 'play-off', que apura mais quatro.

As jornadas de qualificação realizam-se de 04 a 06 de setembro, 06 a 08 e 09 a 11 de outubro e 11 a 13 de novembro, em 2016, e 24 a 26 de março, 09 a 11 de junho, 31 de agosto a 02 de setembro, 03 a 05 de setembro e 05 a 07 e 08 a 10 de outubro, em 2017.

O 'play-off' está agendado para novembro de 2017, com a primeira mão de 09 a 11 e a segunda de 12 a 14.

Além de 14 representantes da Europa (a anfitriã Rússia e mais 13), o Mundial de 2018 contará com cinco equipas de África, quatro ou cinco da Ásia, quatro ou cinco da América do Sul, três ou quatro da CONCACAF e nenhuma ou uma da Oceânia.

O sorteio para a fase de qualificação do Mundial de futebol de 2018, que se realizará na Rússia, decorre no sábado, na cidade de São Petersburgo.

Constituição dos potes da qualificação europeia:

- Pote 1: Alemanha, Bélgica, Holanda, Portugal, Roménia, Inglaterra, País de Gales, Espanha e Croácia.

- Pote 2: Eslováquia, Áustria, Itália, Suíça, República Checa, França, Islândia, Dinamarca e Bósnia-Herzegovina.

- Pote 3: Ucrânia, Escócia, Polónia, Hungria, Suécia, Albânia, Irlanda do Norte, Sérvia e Grécia.

- Pote 4: Turquia, Eslovénia, Israel, República da Irlanda, Noruega, Bulgária, Ilhas Faroé, Montenegro e Estónia.

- Pote 5: Chipre, Letónia, Arménia, Finlândia, Bielorrússia, Macedónia, Azerbaijão, Lituânia e Moldávia.

- Pote 6: Cazaquistão, Luxemburgo, Liechtenstein, Geórgia, Malta, São Marino e Andorra.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..