sicnot

Perfil

Desporto

Saltadora com vara austríaca fica paraplégica após má queda em treino

A jovem saltadora com vara austríaca Kira Gruenberg ficou paraplégica após lesão grave sofrida quinta-feira durante o treino, revelou esta sexta-feira o seu agente.

Em 2014, Kira Gruenberg fixou o recorde da Áustria em 4,45 metros, durante os Europeus de Zurique, Suíça. (Arquivo)

Em 2014, Kira Gruenberg fixou o recorde da Áustria em 4,45 metros, durante os Europeus de Zurique, Suíça. (Arquivo)

DR

A atleta de 21 anos caiu sobre a cabeça e pescoço na caixa de salto durante um treino em Innsbruck, ao qual assistiam os seus pais, sendo que o progenitor é o seu treinador, que a estava a preparar para tentar disputar os Mundiais de agosto, em Pequim.

Cirurgiões da clínica universitária de Innsbruck operaram a atleta durante várias horas e anunciaram que várias vertebras cervicais de Gruenberg foram fraturadas.

"Depois de termos diagnosticado paraplegia antes da operação, a paciente foi sujeita a intervenção cirúrgica de emergência de modo a estabilizar a coluna vertebral e evitar maiores danos", disse a clínica, em comunicado.

Gruenberg vai permanecer em terapia intensiva e os médicos vão realizar vários testes nas próximas semanas para avaliar a sua evolução.

"O caminho que espera a Kira vai ser longo e difícil", admitiu o seu agente.

Em 2014, Kira Gruenberg fixou o recorde da Áustria em 4,45 metros, durante os Europeus de Zurique, Suíça.

Lusa

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.