sicnot

Perfil

Desporto

Tom Danielson acusa doping e é suspenso pela Cannondale

O ciclista norte-americano Tom Danielson teve um controlo antidoping positivo e na sequência disso já foi suspenso pela sua atual equipa, a Cannondale-Garmin.

© Victor Fraile / Reuters

O resultado positivo, por testosterona sintética, aconteceu em teste fora de competições, a 09 de julho, e foi hoje confirmado pelo ciclista de 37 anos, através do Twitter.

"Esta noite foi uma das piores da minha vida. Quando estava a jantar com a equipa, na véspera da Volta ao Utah, recebi uma chamada da USADA (agência antidopagem dos EUA) a notificar-me do resultado positivo, pelo que percebi de testosterona sintética", escreveu o colega do português André Cardoso.

Enquanto espera pelo resultado da amostra B, Danielson já não vai correr a Volta ao Utah, uma vez que a Cannondale-Garmin decidiu suspendê-lo.

Danielson foi o vencedor das duas últimas edições da Volta ao Utah e tem como melhores resultados nas grandes voltas o oitavo lugar na Volta a França em 2011 e o oitavo da Volta a Espanha em 2010.

Não é a primeira vez que tem problemas com doping, pois em 2012 foi suspenso por seis meses, depois de ter confessado o recurso a dopagem em 2005 e 2006, então na Discovery Channel ao lado de Lance Armstrong. Os seus resultados desportivos desses anos foram anulados.

Desde o seu regresso, Danielson tem estado ligado às equipas de Jonathan Vaughter (Slipstrean, Garmin e agora Cannondale-Garmin).

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.