sicnot

Perfil

Desporto

Tom Danielson acusa doping e é suspenso pela Cannondale

O ciclista norte-americano Tom Danielson teve um controlo antidoping positivo e na sequência disso já foi suspenso pela sua atual equipa, a Cannondale-Garmin.

© Victor Fraile / Reuters

O resultado positivo, por testosterona sintética, aconteceu em teste fora de competições, a 09 de julho, e foi hoje confirmado pelo ciclista de 37 anos, através do Twitter.

"Esta noite foi uma das piores da minha vida. Quando estava a jantar com a equipa, na véspera da Volta ao Utah, recebi uma chamada da USADA (agência antidopagem dos EUA) a notificar-me do resultado positivo, pelo que percebi de testosterona sintética", escreveu o colega do português André Cardoso.

Enquanto espera pelo resultado da amostra B, Danielson já não vai correr a Volta ao Utah, uma vez que a Cannondale-Garmin decidiu suspendê-lo.

Danielson foi o vencedor das duas últimas edições da Volta ao Utah e tem como melhores resultados nas grandes voltas o oitavo lugar na Volta a França em 2011 e o oitavo da Volta a Espanha em 2010.

Não é a primeira vez que tem problemas com doping, pois em 2012 foi suspenso por seis meses, depois de ter confessado o recurso a dopagem em 2005 e 2006, então na Discovery Channel ao lado de Lance Armstrong. Os seus resultados desportivos desses anos foram anulados.

Desde o seu regresso, Danielson tem estado ligado às equipas de Jonathan Vaughter (Slipstrean, Garmin e agora Cannondale-Garmin).

Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira