sicnot

Perfil

Desporto

Tom Danielson acusa doping e é suspenso pela Cannondale

O ciclista norte-americano Tom Danielson teve um controlo antidoping positivo e na sequência disso já foi suspenso pela sua atual equipa, a Cannondale-Garmin.

© Victor Fraile / Reuters

O resultado positivo, por testosterona sintética, aconteceu em teste fora de competições, a 09 de julho, e foi hoje confirmado pelo ciclista de 37 anos, através do Twitter.

"Esta noite foi uma das piores da minha vida. Quando estava a jantar com a equipa, na véspera da Volta ao Utah, recebi uma chamada da USADA (agência antidopagem dos EUA) a notificar-me do resultado positivo, pelo que percebi de testosterona sintética", escreveu o colega do português André Cardoso.

Enquanto espera pelo resultado da amostra B, Danielson já não vai correr a Volta ao Utah, uma vez que a Cannondale-Garmin decidiu suspendê-lo.

Danielson foi o vencedor das duas últimas edições da Volta ao Utah e tem como melhores resultados nas grandes voltas o oitavo lugar na Volta a França em 2011 e o oitavo da Volta a Espanha em 2010.

Não é a primeira vez que tem problemas com doping, pois em 2012 foi suspenso por seis meses, depois de ter confessado o recurso a dopagem em 2005 e 2006, então na Discovery Channel ao lado de Lance Armstrong. Os seus resultados desportivos desses anos foram anulados.

Desde o seu regresso, Danielson tem estado ligado às equipas de Jonathan Vaughter (Slipstrean, Garmin e agora Cannondale-Garmin).

Lusa

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.