sicnot

Perfil

Desporto

Curiosidades numéricas e dados históricos sobre o "dérbi eterno"

A final da Supertaça Cândido de Oliveira joga-se este domingo e vai opôr os dois grandes rivais de Lisboa. Sporting e Benfica discutem o primeiro troféu da época, naquele que é um dos mais aguardados duelos da temporada. Neste artigo, fique a conhecer os principais dados que marcam a antevisão deste "dérbi eterno".

Na época passada, os dois rivais empataram a um golo nos dois encontros em que se defrontaram para o campeonato. (Arquivo)

Na época passada, os dois rivais empataram a um golo nos dois encontros em que se defrontaram para o campeonato. (Arquivo)

Francisco Seco / AP

Vitória 'encarnada' em oito dos últimos 12 dérbis

O Benfica tem dominado os encontros frente ao Sporting na segunda década do século XXI, à luz dos resultados, que exibem oito triunfos das 'águias' e só uma dos 'leões', já há mais de três anos.

Nos derradeiros 12 jogos, desde a temporada 2010/11, os 'encarnados' apenas perderam a 8 de abril de 2012, em Alvalade, por 1-0.

Os embates foram para Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga, com sete a realizarem-se na Luz e cinco em Alvalade - o próximo, no Estádio Algarve, para a Supertaça, será o primeiro em campo neutro e terá o treinador Jorge Jesus no banco contrário, agora o do Sporting.

Apesar do domínio exercido nos últimos cinco anos, o Benfica não venceu nenhum dos jogos realizados na época transata: duas igualdades a um golo, ambas para o campeonato.

Benfica procura primeiro troféu da fase pós-Jesus

O Benfica procura no domingo o primeiro troféu da fase pós-Jorge Jesus, que tem tido um início difícil, frente ao Sporting, agora liderado pelo treinador que esteve seis anos à frente das 'águias'.

As 'ondas' causadas pela saída de Jesus, o mais titulado treinador na história do Benfica e que tinha conseguido o bicampeonato, aumentaram com a passagem de Maxi Pereira, um dos símbolos dos últimos anos do Benfica, para o rival FC Porto.

Agora comandado por Rui Vitória, o Benfica teve uma pré-temporada para esquecer, sem qualquer triunfo e com três derrotas em cinco jogos.

Jesus contra os antigos discípulos

De um lado, o treinador com mais sucesso na Liga Portuguesa desde Mourinho, do outro os jogadores que com ele estiveram na campanha do bicampeonato do Benfica, antes de Jorge Jesus rumar ao Sporting.

Com muito mais dias fora de Portugal que o Sporting (18 contra 8), distâncias percorridas e horas de voo, o Benfica parece estar mais cansado e com evidentes problemas de recuperações, como é o caso da primeira escolha de dupla de centrais, Luisão e Jardel.

Em contrapartida, o Sporting demonstra estar mais adiantado e próximo de um 'esqueleto de equipa' final, muito diferente da época passada, assimilando já o agressivo 4x4x2 que Jorge Jesus prefere.

Rivais repartem conquistas em dérbi pouco habitual

Benfica e Sporting vão defrontar-se apenas pela terceira vez na Supertaça Cândido de Oliveira, quase 28 anos depois do último confronto na prova, cujo desfecho 'sorriu' aos 'leões'.

Os rivais lisboetas cruzaram-se somente em duas ocasiões na Supertaça, que se saldaram num triunfo para cada um dos lados, ambos na década de 80 e em finais disputadas a duas mãos.

A decisão de 1980 coincidiu com a estreia das duas formações na prova, tendo a primeira mão terminado com um empate 2-2, em Alvalade, com golos de Rui Jordão (dois) para os 'verde e brancos' e de Carlos Manuel e César para os 'encarnados'.

Cerca de um mês e meio depois, na partida da segunda mão, na Luz, Rui Jordão voltaria a 'faturar' para o Sporting, então orientado por Fernando Mendes, mas Nené e Vital carimbaram o triunfo benfiquista, por 2-1, e garantiram a primeira Supertaça do historial das 'aguias', que eram comandadas pelo húngaro Lajos Baróti.

O reencontro entre os velhos rivais dar-se-ia sete anos depois, em 1987, mas desta feita com desfecho contrário. O conjunto de Alvalade, treinado pelo inglês Keith Burkinshaw, venceu os dois jogos (3-0 na Luz e 1-0 em Alvalade), conquistando, dessa forma, a sua segunda Supertaça.

Nas 36 edições da Supertaça, o Benfica participou em 16 e venceu cinco, a última das quais no ano passado, frente ao Rio Ave, após o desempate por grandes penalidades.

Já o Sporting venceu sete das oito Supertaças que disputou, a mais recente em 2008, quando derrotou o FC Porto, com um 'bis' de Yannick Djaló (2-0), sendo que a única derrota dos 'leões' aconteceu na já referida edição de 1980, com os 'encarnados'.

Jesus domina nos confrontos com Vitória

A final da Supertaça vai proporcionar o 14º embate entre os treinadores Rui Vitória e Jorge Jesus, com registo claramente favorável ao agora técnico dos 'leões'.

Cerca de dois meses após ter sido anunciado como novo treinador do Sporting, Jesus prepara-se para se estrear oficialmente no banco 'leonino', no Estádio Algarve, precisamente diante do emblema que representou nas últimas seis épocas e que agora é orientado por Vitória.

Rui Vitória, de 45 anos, e Jorge Jesus, de 61, defrontaram-se em 13 ocasiões, que se saldaram em 10 triunfos para o novo técnico 'verde e branco', dois para o homólogo 'encarnado' e um empate.

O último embate entre ambos, disputado em maio deste ano, na penúltima jornada do campeonato transato, terminou com a única igualdade deste registo (0-0), num jogo que opôs o Vitória de Guimarães ao Benfica e no qual as 'águias' confirmaram a conquista do bicampeonato.

Jesus perdeu mais de 80 por cento dos jogos frente ao Benfica

A Supertaça vai marcar o reencontro de Jorge Jesus com o Benfica, sendo que, na condição de adversário, o técnico perdeu 81 por cento dos jogos que disputou frente aos 'encarnados'.

Nos 20 anos de carreira anteriores à passagem pela Luz - começou no Amora, em 1989 - o novo técnico do Sporting defrontou o Benfica em 16 ocasiões, divididas por oito clubes diferentes, somando três vitórias e 13 derrotas.

O último jogo em que defrontou as 'águias' teve lugar a 17 de maio de 2009, então ao serviço do Sporting de Braga, na penúltima jornada da I Liga 2008/09. No Minho, o Benfica, então orientado por Quique Flores, venceu por 3-1, com golos de Cardozo, Di María e Urreta, tendo Luis Aguiar apontado o tento solitário dos 'arsenalistas'.

Rui Vitória com registo negativo frente ao Sporting

O treinador Rui Vitória apresenta um histórico negativo nas partidas realizadas diante do Sporting.

O técnico ribatejano, de 45 anos, encontrou o Sporting em 14 ocasiões, ao serviço de Fátima (dois jogos), Paços de Ferreira (três) e Vitória de Guimarães (nove), somando quatro triunfos, oito derrotas e dois empates.

A última vitória do novo treinador do Benfica diante do emblema de Alvalade aconteceu na temporada passada, ao serviço dos vitorianos. Na nona jornada da I Liga, Bouba Saré, Maurício (na própria baliza) e André André garantiram o triunfo vimarenense, por 3-0, e infligiram aos sportinguistas a primeira derrota na prova.

Com Lusa

  • Jorge Sousa apita encontro da Supertaça

    Desporto

    O árbitro Jorge Sousa, do Porto, foi esta terça-feira nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir no domingo a Supertaça Cândido de Oliveira, entre o Benfica e o Sporting.

  • Bilhetes esgotados para a Supertaça

    Desporto

    Os bilhetes para o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, entre o Benfica e o Sporting, no próximo domingo, já esgotaram. O clube de Alvalade vendeu, esta segunda-feira, os últimos 200 ingressos disponíveis.

  • Bruno Paulista e Aquilani são novas opções no plantel do Sporting
    1:00

    Desporto

    O Sporting vai jogar o 'play-off' de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões frente ao CSKA de Moscovo. Antes dessa eliminatória, há o jogo da Supertaça, frente ao Benfica. O clube leonino contratou dois jogadores para o meio-campo. Alberto Aquilani e Bruno Paulista são mais duas opções para Jorge Jesus.

  • Segurança reforçada para a Supertaça
    2:06

    Desporto

    O primeiro jogo oficial da temporada realiza-se este domingo. O Estádio do Algarve recebe Benfica e Sporting onde vão estar 500 militares. Os adeptos terão de fazer teste de alcoolémia e serão proibidos de entrar se apresentarem taxa superior a 1,2 graus de álcool no sangue. Pelo caminho, também a auto-estrada que liga Lisboa ao Algarve terá vigilância reforçada.

  • Júlio César e Adrien fazem antevisão da final da Supertaça
    0:51

    Desporto

    Benfica e Sporting jogam este domingo a Supertaça Cândido de Oliveira. Na antevisão do dérbi, o sportinguista Adrien Silva salientou a importância de se continuar a conquistar titulos. Já o guarda-redes do Benfica, Julio César diz que ganhar a Supertaça é importante para a motivação da equipa.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47