sicnot

Perfil

Desporto

Tocha olímpica será acesa em Olímpia a 21 de abril

A tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de 2016 será acesa, como é tradição, na cidade grega de Olímpia, a 21 de abril, anunciou hoje o Comité Olímpico Internacional.

© Reuters Photographer / Reuter

A tocha, que foi apresentada publicamente em julho pela presidente brasileira Dilma Rousseff, viajará durante uma semana pelo país onde nasceram os Jogos, rumando a Atenas, antes de partir para o Brasil.

O dia 27 de abril, a tocha será entregue na capital grega aos representantes do Rio2016, que vão transportar o fogo olímpico de avião até ao Brasil, o primeiro país sul-americano a organizar o maior evento desportivo a nível mundial.

A 03 de maio, o fogo olímpico iniciará, em Brasília, uma viagem de 95 dias, durante os quais passará pela mão de 12.000 pessoas que, em setores de cerca de 200 metros, percorrerão 20.000 quilómetros.

O objetivo da viagem é que o maior número de pessoas possa disfrutar do percurso da tocha olímpica para, de acordo com o Comité Olímpico do Brasil (COB), "aumentar a participação do povo brasileiro nos Jogos, poder contar histórias do país e promover celebrações diárias".

A tocha chegará ao seu destino final a 05 de agosto, quando desfilará no mítico estádio do Maracanã, onde será acesa a chama olímpica, que só será apagada a 21, data da cerimónia de encerramento.

Durante a viagem, a tocha passará por 83 cidades, incluídas nas 26 capitais regionais do Brasil, mas, segundo o COI, o percurso exato só será conhecido no princípio do próximo ano.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.