sicnot

Perfil

Desporto

Tocha olímpica será acesa em Olímpia a 21 de abril

A tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de 2016 será acesa, como é tradição, na cidade grega de Olímpia, a 21 de abril, anunciou hoje o Comité Olímpico Internacional.

© Reuters Photographer / Reuter

A tocha, que foi apresentada publicamente em julho pela presidente brasileira Dilma Rousseff, viajará durante uma semana pelo país onde nasceram os Jogos, rumando a Atenas, antes de partir para o Brasil.

O dia 27 de abril, a tocha será entregue na capital grega aos representantes do Rio2016, que vão transportar o fogo olímpico de avião até ao Brasil, o primeiro país sul-americano a organizar o maior evento desportivo a nível mundial.

A 03 de maio, o fogo olímpico iniciará, em Brasília, uma viagem de 95 dias, durante os quais passará pela mão de 12.000 pessoas que, em setores de cerca de 200 metros, percorrerão 20.000 quilómetros.

O objetivo da viagem é que o maior número de pessoas possa disfrutar do percurso da tocha olímpica para, de acordo com o Comité Olímpico do Brasil (COB), "aumentar a participação do povo brasileiro nos Jogos, poder contar histórias do país e promover celebrações diárias".

A tocha chegará ao seu destino final a 05 de agosto, quando desfilará no mítico estádio do Maracanã, onde será acesa a chama olímpica, que só será apagada a 21, data da cerimónia de encerramento.

Durante a viagem, a tocha passará por 83 cidades, incluídas nas 26 capitais regionais do Brasil, mas, segundo o COI, o percurso exato só será conhecido no princípio do próximo ano.

Lusa

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.