sicnot

Perfil

Desporto

Tocha olímpica será acesa em Olímpia a 21 de abril

A tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de 2016 será acesa, como é tradição, na cidade grega de Olímpia, a 21 de abril, anunciou hoje o Comité Olímpico Internacional.

© Reuters Photographer / Reuter

A tocha, que foi apresentada publicamente em julho pela presidente brasileira Dilma Rousseff, viajará durante uma semana pelo país onde nasceram os Jogos, rumando a Atenas, antes de partir para o Brasil.

O dia 27 de abril, a tocha será entregue na capital grega aos representantes do Rio2016, que vão transportar o fogo olímpico de avião até ao Brasil, o primeiro país sul-americano a organizar o maior evento desportivo a nível mundial.

A 03 de maio, o fogo olímpico iniciará, em Brasília, uma viagem de 95 dias, durante os quais passará pela mão de 12.000 pessoas que, em setores de cerca de 200 metros, percorrerão 20.000 quilómetros.

O objetivo da viagem é que o maior número de pessoas possa disfrutar do percurso da tocha olímpica para, de acordo com o Comité Olímpico do Brasil (COB), "aumentar a participação do povo brasileiro nos Jogos, poder contar histórias do país e promover celebrações diárias".

A tocha chegará ao seu destino final a 05 de agosto, quando desfilará no mítico estádio do Maracanã, onde será acesa a chama olímpica, que só será apagada a 21, data da cerimónia de encerramento.

Durante a viagem, a tocha passará por 83 cidades, incluídas nas 26 capitais regionais do Brasil, mas, segundo o COI, o percurso exato só será conhecido no princípio do próximo ano.

Lusa

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Admirável mundo novo
    16:17