sicnot

Perfil

Desporto

Morreu Justin Wilson, o piloto da Formula Indy em coma desde domingo

O piloto britânico Justin Wilson morreu, na segunda-feira, aos 37 anos, no hospital, um dia após ter sofrido ferimentos graves na cabeça devido a um acidente numa corrida da Fórmula Indy, informou a organização da prova.

Michael Conroy

"Este é um dia extremamente triste para a IndyCar e para a comunidade de desportos motorizados como um todo", declarou o diretor-geral do campeonato Indycar, Mark Miles.

Justin Wilson estava em coma desde domingo, após um acidente ocorrido no circuito de Pocono, no estado norte-americano da Pensilvânia.

O piloto da escuderia Andretti, atingido por uma peça do carro do norte-americano Sage Karam, que embateu contra um muro de proteção, teve de ser retirado da pista por um helicóptero.

Foi, de seguida, transportado para a unidade de cuidados intensivos do hospital de Allentown, mas nunca recuperou a consciência.

Num comunicado, em que informa da morte, a família lamenta a perda de "um pai carinhoso e de um marido fiel, bem como de um piloto muito competitivo, respeitado pelos seus companheiros".

O seu irmão, o também piloto Stefan Wilson, afirmou ser incapaz de descrever a sensação de perda: "Era meu irmão, meu melhor amigo, meu modelo e meu mentor. Era um campeão!"

A escuderia também lhe prestou homenagem, descrevendo-o, em comunicado, como um "piloto magnífico e precioso membro da equipa".

Natural de Sheffield (Inglaterra), pai de duas crianças, Juston Wilson evoluiu desde 2008 na IndyCar, o campeonato de monolugares mais popular dos Estados Unidos, tendo conquistado três vitórias.

O piloto também teve uma passagem pela Fórmula 1, tendo disputado a época 2003 ao volante de um Minardi e, depois, de um Jaguar, com o qual marcou um ponto no campeonato do mundo da categoria pelo oitavo lugar obtido no Grande Prémio dos Estados Unidos.

A morte de Justin Wilson é a primeira na IndyCar desde a do também britânico Dan Wheldon em 2011. O piloto também não resistiu às graves lesões sofridas num acidente durante uma corrida, que envolveu 15 carros, no circuito oval de Las Vegas.

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.