sicnot

Perfil

Desporto

Tenista Pennetta vence final do US Open e anuncia despedida do circuito

Flavia Pennetta conquistou hoje o primeiro 'Grand Slam' na vertente singulares da carreira, ao derrotar a compatriota Roberta Vinci, por 7-6 (7-4) e 6-2, numa inédita final 100% italiana após a qual anunciou a sua retirada.

© Mike Segar / Reuters

Sair pela 'porta grande' talvez seja a melhor forma de classificar a última época de Pennetta, já que, após conquistar o maior título da sua carreira, e momentos antes de receber a taça, a italiana anunciou que se irá retirar do circuito profissional no final da temporada, depois de 15 anos no WTA.

"Esta é a forma de que mais gostaria de dizer adeus ao ténis. Creio que é o que todos os jogadores desejam, sair a ganhar um grande troféu", explicou.

Na final com idades combinada mais elevada da era Open (66 anos e 19 dias), e na primeira que opôs duas italianas, a lógica do 'ranking' acabou por prevalecer, com a número 26 da hierarquia a 'bater' à 43.ª.

O primeiro 'set', equilibrado, acabou por ser decidido no 'mata-mata', com Pennetta a superiorizar-se no 'tie-break' por 7-4, num parcial que teve a duração de uma hora.

Já no segundo, Vinci pareceu acusar a derrota no primeiro 'set' e acabou também por 'pagar a fatura' do cansaço acumulado depois da dura 'batalha' na meia-final de sexta-feira, frente à número um mundial Serena Williams, acabando derrotada por claros 6-2.

"Foi duro. Estava muito cansada. Perdi a final, mas estou muito contente comigo e também pela Flavia", afirmou Vinci.

Em apenas 33 minutos, Pennetta conquistou o parcial que lhe garantiu o primeiro título de um 'major' em singulares, depois de sair vitoriosa em pares na edição de 2011 do Open da Austrália, sucedendo assim à norte-americana Serena Williams, vencedora das últimas três edições.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.