sicnot

Perfil

Desporto

Romário diz que "a FIFA é corrupta" e que existe um cartel dentro dela

O ex-futebolista internacional brasileiro Romário, atual senador, considerou, em declarações à Gazzetta dello Sport, que Joseph Blatter e Michel Platini fazem parte da "mesma escola".

© Ueslei Marcelino / Reuters

"A FIFA é corrupta. Dentro dela existe um cartel. Alguns foram presos e outros serão. Penso, espero e rezo todos os dias, para que o mesmo aconteça a Blatter", disse o antigo internacional 'canarinho'.

Romário foi mais longe e referiu ter a ideia de que Platini, candidato a suceder a Blatter na presidência da FIFA, é da mesma escola do suíço, mas que não pensa que o ex-jogador francês e presidente da UEFA tenha cometido ilegalidades.

"Blatter é o cabecilha desta escola de malfeitores e pessoas que podem influenciar o mundo do futebol. Não penso que Platini seja corrupto, mas a forma como dirige a UEFA não é a melhor, não há nada de positivo na sua gestão", referiu.

Romário considera que a candidatura do seu compatriota Zico é positiva, mas não acredita que o antigo médio brasileiro esteja preparado.

"A certeza é que não está corrompido e por isso votaria nele. Mas penso que não terá qualquer hipótese, a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] não o apoia", adiantou Romário.

A FIFA, a braços com um escândalo de corrupção que já levou à detenção de vários dirigentes, terá eleições a 26 de fevereiro de 2016.

Além de Platini e Zico, o príncipe jordano Ali bin Al Hussein e o sul-coreano Chung Mong-Joon, ambos antigos vice-presidentes do organismo, também são candidatos.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.