sicnot

Perfil

Desporto

Romário diz que "a FIFA é corrupta" e que existe um cartel dentro dela

O ex-futebolista internacional brasileiro Romário, atual senador, considerou, em declarações à Gazzetta dello Sport, que Joseph Blatter e Michel Platini fazem parte da "mesma escola".

© Ueslei Marcelino / Reuters

"A FIFA é corrupta. Dentro dela existe um cartel. Alguns foram presos e outros serão. Penso, espero e rezo todos os dias, para que o mesmo aconteça a Blatter", disse o antigo internacional 'canarinho'.

Romário foi mais longe e referiu ter a ideia de que Platini, candidato a suceder a Blatter na presidência da FIFA, é da mesma escola do suíço, mas que não pensa que o ex-jogador francês e presidente da UEFA tenha cometido ilegalidades.

"Blatter é o cabecilha desta escola de malfeitores e pessoas que podem influenciar o mundo do futebol. Não penso que Platini seja corrupto, mas a forma como dirige a UEFA não é a melhor, não há nada de positivo na sua gestão", referiu.

Romário considera que a candidatura do seu compatriota Zico é positiva, mas não acredita que o antigo médio brasileiro esteja preparado.

"A certeza é que não está corrompido e por isso votaria nele. Mas penso que não terá qualquer hipótese, a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] não o apoia", adiantou Romário.

A FIFA, a braços com um escândalo de corrupção que já levou à detenção de vários dirigentes, terá eleições a 26 de fevereiro de 2016.

Além de Platini e Zico, o príncipe jordano Ali bin Al Hussein e o sul-coreano Chung Mong-Joon, ambos antigos vice-presidentes do organismo, também são candidatos.

Lusa

  • Passos começou a fazer oposição

    Bernardo Ferrão

    É inegável a habilidade política de António Costa mas no caso da TSU e do acordo de Concertação Social só cai quem quer. A verdade dos factos é que o primeiro-ministro fechou um acordo sabendo que não o podia cumprir. E agora tenta desviar-nos o olhar para o PSD, como se fosse ele o culpado, quando o problema está na geringonça. Antes de atacar Passos, Costa devia resolver os problemas em casa com o PCP e BE.

    Bernardo Ferrão

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.