sicnot

Perfil

Desporto

Issa Hayatou assume presidência interina da FIFA

O camaronês Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), foi hoje designado presidente interino da FIFA, depois da suspensão de 90 dias aplicada a Joseph Blatter.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Radu Sigheti / Reuters

"Joseph Blatter não pode representar a FIFA por um período de 90 dias", esclareceu o organismo em comunicado, explicando que, segundo os estatutos, Hayatou assume a presidência interinamente "por ser o mais antigo vice-presidente do Comité Executivo".

Joseph Blatter e o presidente da UEFA, Michel Platini, foram suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética do organismo que rege o futebol mundial.

Blatter e Platini - que é candidato a suceder ao suíço na presidência da FIFA, nas eleições marcadas para 26 de fevereiro de 2016 - foram suspensos em consequência da sua implicação no escândalo de corrupção que atingiu da instituição.

O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que também já assumiu a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, foi suspenso por seis anos.

Lusa

  • PS volta a subir nas intenções de voto, PSD é o que mais perde
    1:51