sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro fora dos pré-eleitos para Desportista do Ano

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) revelou esta segunda-feira os candidatos indicados pelas federações desportivas para os prémios 'Desportistas do Ano', numa lista na qual não se encontra Telma Monteiro.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kai Pfaffenbach / Reuters

A grande surpresa na listagem é a não inclusão da campeã europeia Telma Monteiro, que em 2014 conquistou o 'tri' de títulos de atleta feminina do ano e este ano se viu suplantada por Joana Diogo, vice-campeã europeia de juniores (-48 kg), na indicação da Federação Portuguesa de Judo.

No setor masculino destaque também para a ausência do piloto Paulo Gonçalves, do remador Pedro Fraga e do mesa-tenista Marcos Freitas, que estiveram entre os cinco nomeados do ano passado, e de Cristiano Ronaldo, preterido na nomeação da Federação Portuguesa de Futebol em detrimento de William Carvalho.

Na lista está, contudo, Rui Costa, que em 2014 igualou o recorde de três distinções consecutivas do atleta Nelson Évora, novamente nomeado este ano.

Nas listas apresentadas pela CDP, por indicação da cada uma das federações nacionais, nas categorias de atleta masculino, atleta feminino, jovem promessa, treinador e equipa, pontificam campeões e medalhados em campeonatos do mundo e da Europa.

Este prémio é atribuído anualmente pela Confederação do Desporto de Portugal no decorrer da Gala do Desporto, que terá lugar, a 11 de novembro, no Casino do Estoril.

Após a indicação das federações, um júri composto por mais de uma centena de personalidades ligadas ao desporto vai eleger os cinco candidatos finais de cada categoria.

No dia 28 de outubro, na Praça Central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, serão divulgados os nomes dos finalistas que passam às votações finais.

Os vencedores de cada uma das cinco categorias irão ser anunciados no dia 11 de novembro, na 20.ª Gala do Desporto, após o apuramento dos resultados da votação online, aberta ao público em geral, e das personalidades presentes no evento.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.