sicnot

Perfil

Desporto

Ex-futebolista Mário Jardel apanhado em aeroporto brasileiro com 10 kg de bacalhau

O ex-jogador de futebol Mário Jardel foi surpreendido num aeroporto brasileiro ao ter a sua bagagem apreendida por conter 10 quilos de bacalhau, no regresso de uma viagem à Europa, divulgou hoje a imprensa brasileira.

© Reuters Photographer / Reuters

De acordo com o site eletrónico de notícia G1, o roteiro de 10 dias de viagem do ex-jogador, que representou em Portugal o Sporting, o FC Porto e o Beira-Mar, incluiu visitas à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, às federações Portuguesa de Futebol e de Desporto para Pessoas com Deficiência e ainda à Expomilano, em Milão, Itália.

Ao desembarcar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Estado de Rio Grande do Sul, o atual deputado estadual Mário Jardel viu apreendidos 10 quilos de bacalhau que transportava numa mala, na passada terça-feira, como confirmou o Ministério da Agricultura do Brasil.

A Jardel foram inda apreendidas nozes, conservas de pescado e cerca de 1,2 quilos de queijo, produtos que foram todos destruídos.

O ministério jutificou a apreensão, alegando que o transporte desse tipo de alimento só poder ser realizado com a apresentação de uma certificação sanitária emitida pelo país de origem, uma vez que o produto tem entrada proibida no Brasil.

A fiscalização é realizada como procedimento de rotina, por amostragem, com os passageiros que desembarcam de voos internacionais.

A viagem de Mário Jardel causou polémica no Brasil pelo gasto de mais de 40 mil reais (cerca de nove mil euros) de dinheiros públicos, entre passagens e diárias para o ex-jogador e para um assessor na Europa.

Num comunicado à imprensa, Jardel disse que não sabia das restrições e que entregou todos os alimentos aos fiscais quando foi abordado.

Além de ter jogado nos campeonatos brasileiro e português, no qual teve um grande destaque, passou pelo futebol italiano, inglês, búlgaro e da Arábia Saudita, entre outros.

Mario Jardel encerrou a carreira no futebol em 2011 e agora exerce o cargo de deputado estadual no Rio Grande do Sul, tendo sido eleito em 2014 pelo Partido Social-Democrata (PSD).

Lusa

  • Carreira política de Mário Jardel em aberto
    2:23

    Desporto

    Não está a ser pacífica a carreira política do antigo futebolista Mário Jardel. Surpreendentemente eleito deputado estadual do Rio Grande do Sul em Outubro, Jardel está neste momento afastado. Uns dizem que terminou a carreira politica, outros dizem que se afastou temporariamente por questões de saúde. O seu chefe de gabinete diz que Jardel foi obrigado a assinar documentos contra a sua vontade, mas que apesar de tudo se mantém na política.

  • Presidente da IPSS "O Sonho" garante que vai demitir-se
    0:57

    País

    A PJ de Setúbal fez esta sexta-feira buscas em três instituições de solidariedade social e em casas particulares ligadas à IPSS "O Sonho", por suspeitas de peculato de uso, fraude na obtenção de subsídios e falsificação de documentos. O presidente da associação nega as suspeitas e diz que está de "consciência tranquila". Florival Cardoso, que é o principal visado na investigação, fala sobre uma "caça às bruxas" e garante que vai demitir-se, porque considera que está a ser cometida uma "enorme injustiça".

  • "Situação humanitária dos civis em Ghouta é aterradora"
    0:49

    Mundo

    O enviado especial da ONU para a Síria lançou esta sexta-feira um novo apelo a um cessar-fogo. O responsável está particularmente preocupado com a situação da população civil e diz que é preciso evitar que se repita em Ghouta o que se passou em Alepo.

  • Instantes de uma noite de futebol europeu
    0:41
  • Não dá mais, Brasil!
    18:00