sicnot

Perfil

Desporto

Ex-futebolista Mário Jardel apanhado em aeroporto brasileiro com 10 kg de bacalhau

O ex-jogador de futebol Mário Jardel foi surpreendido num aeroporto brasileiro ao ter a sua bagagem apreendida por conter 10 quilos de bacalhau, no regresso de uma viagem à Europa, divulgou hoje a imprensa brasileira.

© Reuters Photographer / Reuters

De acordo com o site eletrónico de notícia G1, o roteiro de 10 dias de viagem do ex-jogador, que representou em Portugal o Sporting, o FC Porto e o Beira-Mar, incluiu visitas à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, às federações Portuguesa de Futebol e de Desporto para Pessoas com Deficiência e ainda à Expomilano, em Milão, Itália.

Ao desembarcar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Estado de Rio Grande do Sul, o atual deputado estadual Mário Jardel viu apreendidos 10 quilos de bacalhau que transportava numa mala, na passada terça-feira, como confirmou o Ministério da Agricultura do Brasil.

A Jardel foram inda apreendidas nozes, conservas de pescado e cerca de 1,2 quilos de queijo, produtos que foram todos destruídos.

O ministério jutificou a apreensão, alegando que o transporte desse tipo de alimento só poder ser realizado com a apresentação de uma certificação sanitária emitida pelo país de origem, uma vez que o produto tem entrada proibida no Brasil.

A fiscalização é realizada como procedimento de rotina, por amostragem, com os passageiros que desembarcam de voos internacionais.

A viagem de Mário Jardel causou polémica no Brasil pelo gasto de mais de 40 mil reais (cerca de nove mil euros) de dinheiros públicos, entre passagens e diárias para o ex-jogador e para um assessor na Europa.

Num comunicado à imprensa, Jardel disse que não sabia das restrições e que entregou todos os alimentos aos fiscais quando foi abordado.

Além de ter jogado nos campeonatos brasileiro e português, no qual teve um grande destaque, passou pelo futebol italiano, inglês, búlgaro e da Arábia Saudita, entre outros.

Mario Jardel encerrou a carreira no futebol em 2011 e agora exerce o cargo de deputado estadual no Rio Grande do Sul, tendo sido eleito em 2014 pelo Partido Social-Democrata (PSD).

Lusa

  • Carreira política de Mário Jardel em aberto
    2:23

    Desporto

    Não está a ser pacífica a carreira política do antigo futebolista Mário Jardel. Surpreendentemente eleito deputado estadual do Rio Grande do Sul em Outubro, Jardel está neste momento afastado. Uns dizem que terminou a carreira politica, outros dizem que se afastou temporariamente por questões de saúde. O seu chefe de gabinete diz que Jardel foi obrigado a assinar documentos contra a sua vontade, mas que apesar de tudo se mantém na política.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.