sicnot

Perfil

Desporto

UEFA com inquérito disciplinar a Dínamo Kiev por comportamento racista

A UEFA anunciou hoje a abertura de um processo disciplinar aos ucranianos do Dínamo Kiev, adversários do FC Porto na Liga dos Campeões de futebol, devido a comportamento racista e distúrbios.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Reuters Staff / Reuters

"Processos disciplinares foram abertos após o jogo da Liga dos Campeões entre o Dínamo Kiev e o Chelsea (0-0), disputado a 20 de outubro, na Ucrânia", começa por referir o comunicado do Comité Disciplinar da UEFA.

Na mesma nota, o órgão disciplinar explica que o inquérito, cuja audiência será a 27 de outubro, surge por "comportamento racista, distúrbios dos adeptos e acessos bloqueados" durante o jogo de terça-feira, do grupo G da 'Champions'.

O processo deverá ainda imagens vídeo cedidas pela organização Futebol Contra o Racismo na Europa', em que alegadamente adeptos do Dínamo Kiev terão atacado quatro homens de raça negra, que se encontravam nas imediações do estádio.

Este ano o clube ucraniano já tinha sido multado em 15.000 euros pela UEFA devido a comportamento racista dos seus adeptos no jogo da Liga Europa frente ao Everton, bem como pelo lançamento de tochas e organização insuficiente.

O organismo do futebol europeu tinha também determinado o encerramento parcial do estádio na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, frente à Fiorentina.

O Dínamo Kiev visitará o FC Porto a 24 de novembro, na quinta jornada do grupo G, depois de as duas equipas terem empatado a 2-2, no jogo da primeira jornada, em Kiev.

O FC Porto lidera o grupo, com sete pontos, seguidos dos ucranianos, com cinco, e do Chelsea, com quatro, enquanto os israelitas do Maccabi Telavive ainda não pontuaram.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.