sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa vence torneio de ténis de Valência

O tenista português João Sousa, 46º do ranking mundial, conquistou hoje o torneio espanhol de Valência, ao derrotar na final o espanhol Roberto Bautista Agut em três sets 3-6, 6-3 e 6-4. Satisfeito, diz que é um "ano que acaba da melhor forma".

KAI FOERSTERLING / EPA

João Sousa, que defrontou Agut pela segunda vez esta temporada, depois de o ter derrotado nas meias-finais do torneio croata de Umag, necessitou de 1:53 horas para levar de vencida o sétimo cabeça de série do torneio.

Esta foi a quarta final disputada em 2015 por João Sousa, mas apenas a primeira vitória, que junta assim ao único triunfo que detinha no circuito profissional, quando venceu em Kuala Lumpur em 2013.

"Ano acaba da melhor forma"

"Estou muito contente por este título e acabar o ano da melhor forma, depois de ter perdido as últimas cinco finais", disse o tenista luso ainda no court de Valência.

João Sousa agradeceu a todos os que o têm acompanhado, em especial à família, e deixou também palavras de apreço para o adversário, de quem disse ser um amigo.

"Queria dar os parabéns ao Roberto. Sei que é difícil, joguei no Estoril e não passei da primeira ronda. Fez um grande torneio, sou muito amigo dele e gostava que ganhasse, mas não que fosse contra mim", disse Sousa, dirigindo-se a Bautista Agut.

O português, que ao que tudo indica subirá ao 33.º lugar do ranking mundial ATP, o seu melhor de sempre e de um português, mereceu igualmente palavras de incentivo do espanhol, que falou exatamente nessa subida.

Os dois finalistas deixaram também elogios à organização do torneio, a cargo do ex-tenista espanhol Juan Carlos Ferrero, um antigo vencedor do Estoril Open e de quem disseram ser "um ídolo".

Com Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.