sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa vence torneio de ténis de Valência

O tenista português João Sousa, 46º do ranking mundial, conquistou hoje o torneio espanhol de Valência, ao derrotar na final o espanhol Roberto Bautista Agut em três sets 3-6, 6-3 e 6-4. Satisfeito, diz que é um "ano que acaba da melhor forma".

KAI FOERSTERLING / EPA

João Sousa, que defrontou Agut pela segunda vez esta temporada, depois de o ter derrotado nas meias-finais do torneio croata de Umag, necessitou de 1:53 horas para levar de vencida o sétimo cabeça de série do torneio.

Esta foi a quarta final disputada em 2015 por João Sousa, mas apenas a primeira vitória, que junta assim ao único triunfo que detinha no circuito profissional, quando venceu em Kuala Lumpur em 2013.

"Ano acaba da melhor forma"

"Estou muito contente por este título e acabar o ano da melhor forma, depois de ter perdido as últimas cinco finais", disse o tenista luso ainda no court de Valência.

João Sousa agradeceu a todos os que o têm acompanhado, em especial à família, e deixou também palavras de apreço para o adversário, de quem disse ser um amigo.

"Queria dar os parabéns ao Roberto. Sei que é difícil, joguei no Estoril e não passei da primeira ronda. Fez um grande torneio, sou muito amigo dele e gostava que ganhasse, mas não que fosse contra mim", disse Sousa, dirigindo-se a Bautista Agut.

O português, que ao que tudo indica subirá ao 33.º lugar do ranking mundial ATP, o seu melhor de sempre e de um português, mereceu igualmente palavras de incentivo do espanhol, que falou exatamente nessa subida.

Os dois finalistas deixaram também elogios à organização do torneio, a cargo do ex-tenista espanhol Juan Carlos Ferrero, um antigo vencedor do Estoril Open e de quem disseram ser "um ídolo".

Com Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.