sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa vence torneio de ténis de Valência

O tenista português João Sousa, 46º do ranking mundial, conquistou hoje o torneio espanhol de Valência, ao derrotar na final o espanhol Roberto Bautista Agut em três sets 3-6, 6-3 e 6-4. Satisfeito, diz que é um "ano que acaba da melhor forma".

KAI FOERSTERLING / EPA

João Sousa, que defrontou Agut pela segunda vez esta temporada, depois de o ter derrotado nas meias-finais do torneio croata de Umag, necessitou de 1:53 horas para levar de vencida o sétimo cabeça de série do torneio.

Esta foi a quarta final disputada em 2015 por João Sousa, mas apenas a primeira vitória, que junta assim ao único triunfo que detinha no circuito profissional, quando venceu em Kuala Lumpur em 2013.

"Ano acaba da melhor forma"

"Estou muito contente por este título e acabar o ano da melhor forma, depois de ter perdido as últimas cinco finais", disse o tenista luso ainda no court de Valência.

João Sousa agradeceu a todos os que o têm acompanhado, em especial à família, e deixou também palavras de apreço para o adversário, de quem disse ser um amigo.

"Queria dar os parabéns ao Roberto. Sei que é difícil, joguei no Estoril e não passei da primeira ronda. Fez um grande torneio, sou muito amigo dele e gostava que ganhasse, mas não que fosse contra mim", disse Sousa, dirigindo-se a Bautista Agut.

O português, que ao que tudo indica subirá ao 33.º lugar do ranking mundial ATP, o seu melhor de sempre e de um português, mereceu igualmente palavras de incentivo do espanhol, que falou exatamente nessa subida.

Os dois finalistas deixaram também elogios à organização do torneio, a cargo do ex-tenista espanhol Juan Carlos Ferrero, um antigo vencedor do Estoril Open e de quem disseram ser "um ídolo".

Com Lusa

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.