sicnot

Perfil

Desporto

Conferência de imprensa prévia ao GP de Valência de MotoGP foi cancelada

A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e a Dorna, empresa organizadora do campeonato, decidiram hoje cancelar a conferência de imprensa prévia ao Grande Prémio de Valência, dadas as atuais "circunstâncias excecionais" que rodeiam o Mundial de MotoGP.

© Heino Kalis / Reuters

"No seguimento dos acontecimentos do GP da Malásia e dos desenvolvimentos da semana que se seguiu e, dadas as circunstâncias excecionais, a FIM convoca todos os pilotos do campeonato e os responsáveis das respetivas equipas para abordar a situação dia 05 de novembro, às 15:30 [14:30 em Lisboa]", informaram a federação e a Dorna em comunicado, referindo-se ao clima de tensão que o incidente entre Valentino Rossi e Marc Márquez instaurou nos bastidores do campeonato.

A nota acrescenta que "dadas estas circunstâncias" a conferência de imprensa, prevista para as 17:00 (16:00 em Portugal continental) desse mesmo dia, foi cancelada.

Rossi (Yahama) lidera o campeonato de MotoGP a sete pontos de distância do espanhol Jorge Lorenzo, mas vai começar o último Grande Prémio, no domingo, em Valência, na última posição da grelha devido ao incidente com Márquez (Honda), no qual foi considerado culpado de pontapear o espanhol.

O italiano recorreu da decisão e vai ser ouvido pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) 48 horas antes de a corrida começar, depois de acusar o espanhol de "jogo sujo", por ajudar o seu compatriota a ganhar pontos e, desta forma, ficar mais perto do título.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02