sicnot

Perfil

Desporto

FIFA obriga Palestina a defrontar Arábia Saudita e Malásia em terreno neutro

A Palestina vai defrontar a Arábia Saudita e a Malásia em terreno neutro, anunciou hoje a FIFA, invocando "razões de segurança" para alterar o local dos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol de 2018.

Arquivo Reuters

A decisão foi tomada após uma reunião entre técnicos de segurança da FIFA e elementos das autoridades locais, um dia depois de a Arábia Saudita ter informado o organismo regulador do futebol mundial que iria faltar ao jogo marcado para quinta-feira, em Ramallah.

A FIFA explica em comunicado que a razão para o recuo na decisão de fazer disputar o encontro em Ramallah está a incapacidade dos responsáveis palestinianos em "assegurar as condições de segurança necessárias para a realização do jogo".

A FIFA tinha antes rejeitado a pretensão da Arábia Saudita, que alegou "circunstâncias excecionais" para pedir a realização em terreno neutro do encontro entre as duas seleções, inicialmente marcado para 21 de outubro, mas que foi adiado para 05 de novembro.

A partida com a seleção saudita ficou agora marcada para 09 de novembro, três dias antes do embate com a Malásia, que vai disputar-se a 12, na data inicialmente prevista, ficando a Palestina encarregada de encontrar um terreno neutro onde os encontros se possam realizar.

A Palestina já tinha aceitado alterar a ordem dos jogos do Grupo A de apuramento -- que integra também Timor-Leste -, uma vez que deveria ter jogado inicialmente em casa, em junho, mas acedeu a deslocar-se à cidade saudita de Jeddah, onde perdeu por 3-2.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".