sicnot

Perfil

Desporto

Investigadores apontam para crime no desaparecimento de velocista bielorrussa

A polícia bielorrussa anunciou esta quarta-feira ter aberto um processo de inquérito por morte após o desaparecimento da velocista olímpica Yulia Balykina, de 31 anos, de sua casa a 28 de outubro, e ter já detido um suspeito russo.

Várias vezes campeã da Bielorrússia nos 100 metros, Yulia Balykina participou nos Jogos Olímpicos Londres 2012, tanto na prova da sua especialidade como na estafeta dos 4x100 metros. (Arquivo)

Várias vezes campeã da Bielorrússia nos 100 metros, Yulia Balykina participou nos Jogos Olímpicos Londres 2012, tanto na prova da sua especialidade como na estafeta dos 4x100 metros. (Arquivo)

Anja Niedringhaus / AP

"Os investigadores dispõem de elementos que apontam que o desaparecimento teve natureza criminal", defendem os responsáveis pelo processo ao desaparecimento de Yulia Balykina, que acrescentam ter já detido um suspeito russo, de 28 anos.

Várias vezes campeã da Bielorrússia nos 100 metros, Yulia Balykina participou nos Jogos Olímpicos Londres 2012, tanto na prova da sua especialidade como na estafeta dos 4x100 metros.

Suspensa por dois anos em 2013, por doping, Yulia Balykina, que trabalhava nas escolas de atletismo do Dínamo de Minsk, desapareceu de sua casa a 28 de outubro e desde então nunca mais foi vista.

"Procurámos nas florestas, campos e pântanos da região de Minsk, mas sem ter sido obtido qualquer resultado", referem ainda os investigadores.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.