sicnot

Perfil

Desporto

Atleta olímpico mais velho do mundo morre aos 103 anos

O atleta olímpico mais velho do mundo, o chinês Guo Jie, morreu no domingo aos 103 anos, anunciaram esta segunda-feira a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e os órgãos de comunicação chineses.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jim Young / Reuters

"A IAAF está triste ao saber que Guo Jie, que representou a China no [lançamento do] disco nos Jogos Olímpicos de 1936, morreu no domingo aos 103 anos. Ele era o mais antigo atleta olímpico vivo", pode ler-se no comunicado emitido pela IAAF.

Nativo do nordeste da China, Guo Jie estabeleceu um recorde nacional no lançamento do disco em 1935, qualificando-se para os Jogos em Berlim no ano seguinte, mas não se qualificou para a final da competição.

Depois da sua carreira enquanto atleta, tornou-se um investigador e treinador de atletismo, antes de se retirar em 1987.

Guo Jie carregou a tocha olímpica pela cidade de Xian na preparação para os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52