sicnot

Perfil

Desporto

Agência Mundial Antidopagem suspende agência russa com efeito imediato

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) suspendeu esta quarta-feira com efeito imediato a agência russa (RUSADA), alegando que esta não cumpre com o código antidoping.

Esta medida já era aguardada, depois de uma investigação de um painel independente da AMA ter encontrado diversas falhas no programa antidoping russo. (Arquivo)

Esta medida já era aguardada, depois de uma investigação de um painel independente da AMA ter encontrado diversas falhas no programa antidoping russo. (Arquivo)

© Sergei Karpukhin / Reuters

De acordo com Rene Bouchard, dirigente da AMA, um comité de revisão daquele organismo foi "unânime em considerar que a RUSADA deveria ser declarada não-conforme com efeito imediato".

Esta medida já era aguardada, depois de uma investigação de um painel independente da AMA ter encontrado diversas falhas no programa antidoping russo, tendo esta organização também já suspendido anteriormente o laboratório antidoping russo.

A decisão também impede a Rússia de organizar eventos internacionais, embora o país já tenha perdido o direito de organizar eventos de atletismo provisoriamente, devido à recente suspensão por parte da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Além da Rússia, também as agências antidoping de Andorra, Israel, Argentina, Bolívia e Ucrânia foram julgadas não-conformes com o código da AMA.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.