sicnot

Perfil

Desporto

Agência Mundial Antidopagem suspende agência russa com efeito imediato

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) suspendeu esta quarta-feira com efeito imediato a agência russa (RUSADA), alegando que esta não cumpre com o código antidoping.

Esta medida já era aguardada, depois de uma investigação de um painel independente da AMA ter encontrado diversas falhas no programa antidoping russo. (Arquivo)

Esta medida já era aguardada, depois de uma investigação de um painel independente da AMA ter encontrado diversas falhas no programa antidoping russo. (Arquivo)

© Sergei Karpukhin / Reuters

De acordo com Rene Bouchard, dirigente da AMA, um comité de revisão daquele organismo foi "unânime em considerar que a RUSADA deveria ser declarada não-conforme com efeito imediato".

Esta medida já era aguardada, depois de uma investigação de um painel independente da AMA ter encontrado diversas falhas no programa antidoping russo, tendo esta organização também já suspendido anteriormente o laboratório antidoping russo.

A decisão também impede a Rússia de organizar eventos internacionais, embora o país já tenha perdido o direito de organizar eventos de atletismo provisoriamente, devido à recente suspensão por parte da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Além da Rússia, também as agências antidoping de Andorra, Israel, Argentina, Bolívia e Ucrânia foram julgadas não-conformes com o código da AMA.

Lusa

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.