sicnot

Perfil

Desporto

Agência Mundial Antidopagem suspende agência russa com efeito imediato

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) suspendeu esta quarta-feira com efeito imediato a agência russa (RUSADA), alegando que esta não cumpre com o código antidoping.

Esta medida já era aguardada, depois de uma investigação de um painel independente da AMA ter encontrado diversas falhas no programa antidoping russo. (Arquivo)

Esta medida já era aguardada, depois de uma investigação de um painel independente da AMA ter encontrado diversas falhas no programa antidoping russo. (Arquivo)

© Sergei Karpukhin / Reuters

De acordo com Rene Bouchard, dirigente da AMA, um comité de revisão daquele organismo foi "unânime em considerar que a RUSADA deveria ser declarada não-conforme com efeito imediato".

Esta medida já era aguardada, depois de uma investigação de um painel independente da AMA ter encontrado diversas falhas no programa antidoping russo, tendo esta organização também já suspendido anteriormente o laboratório antidoping russo.

A decisão também impede a Rússia de organizar eventos internacionais, embora o país já tenha perdido o direito de organizar eventos de atletismo provisoriamente, devido à recente suspensão por parte da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Além da Rússia, também as agências antidoping de Andorra, Israel, Argentina, Bolívia e Ucrânia foram julgadas não-conformes com o código da AMA.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC