sicnot

Perfil

Desporto

Rio Ave bate Paços de Ferreira e garante oitavos da Taça de Portugal

O Rio Ave garantiu a última vaga nos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, após vencer hoje em casa do Paços de Ferreira, por 2-1, numa eliminatória em que a eficácia fez toda a diferença.

Lusa

Lusa

JOS\303\211 COELHO

Os vila-condenses adiantaram-se no marcador por Marcelo, de cabeça, aos 23 minutos, e voltaram a marcar por Heldon, com um remate colocado dentro da área, aos 35, uma diferença atenuada pelo Paços de Ferreira na segunda parte, num remate de Hélder Lopes, aos 64.

A eliminatória fica marcada pela eficácia do Rio Ave, com praticamente 100 por cento de aproveitamento, face a um Paços que correu muito, embora nem sempre bem, mas que, pela segunda parte realizada, justificava o prolongamento.

As duas equipas jogaram para ganhar, mas o Rio Ave, com melhor organização em campo, não precisou de fazer muito para chegar ao golo, limitando-se a aproveitar as oportunidades.

Aos 22 minutos, Marvin acelerou pela esquerda, deixando Ricardo para trás, e centrou, mas o cabeceamento de Héldon foi parado por Rafael Defendi para canto. Na sequência do mesmo, Marcelo aproveitou alguma passividade dos locais e cabeceou certeiro, inaugurando o marcador.

O Paços, que voltou a perder pela segunda vez esta época com o Rio Ave na Capital do Móvel (foi derrotado por 3-0 para a I Liga), trocava a bola, conseguia algumas movimentações interessantes, mas faltava-lhe definição no último terço e a assertividade que Héldon revelou aos 35 minutos, ao 'fuzilar' Defendi, após lançamento lateral.

A segunda parte foi diferente e mostrou um Paços mais pressionante e rápido sobre a bola, capitalizando a velocidade de Edson Farias, que substituiu ao intervalo Barnes, e o primeiro sinal da 'revolta' pacense surgiu aos 50 minutos, num cabeceamento de Ricardo ao ferro da baliza de Cássio.

O guarda-redes brasileiro do Rio Ave, que já representou os pacenses, foi decisivo aos 67 minutos, anulando o remate para golo de Diogo Jota, que valia o empate, depois de Hélder Lopes, três minutos antes, com um remate na passada, ter reduzido a desvantagem no marcador.

Os locais galvanizaram-se com o golo e voltaram a estar perto do empate, num livre em que a bola sofreu um desvio e passou junto ao poste e, já nos descontos, num novo remate de Diogo Jota, que Cássio, uma vez mais, defendeu para canto.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.