sicnot

Perfil

Desporto

Benzema desvaloriza polémica criada pela sua cuspidela após hino francês

O futebolista internacional francês Karim Benzema desvalorizou hoje a polémica criada pela sua ação antes do jogo Real Madrid-FC Barcelona, ao cuspir após o hino francês, tocado em homenagem às vítimas dos atentados terroristas em Paris.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Eric Gaillard / Reuters

Em comunicado, os advogados de Benzema indicam que o jogador está "extremamente surpreendido pela interpretação que tem sido feita acerca desse ato, habitualmente considerado normal e praticado por todos os futebolistas do mundo".

"Ainda que não tenha de justificar-se, Karim Benzema gostaria de recordar que manifestou total empatia relativamente às vítimas dos atentados, que causaram a morte de 130 compatriotas nossos", indica o comunicado.

Na terça-feira, a eurodeputada francesa Nadine Morano pediu a "exclusão definitiva" de Benzema da seleção, considerando que o ato do avançado "demonstra desprezo e insulta as vítimas [dos atentados], as suas famílias e toda a nação", defendendo que Benzema "não é digno de representar a França".

As imagens televisivas mostram Benzema a cuspir após a conclusão do hino francês, que foi tocado antes do início do jogo entre o Real Madrid e o Barcelona (0-4), em homenagem às vítimas dos atentados terroristas de 13 de novembro, que provocaram 130 mortos.

Benzema, de 27 anos, falhou os últimos jogos internacionais da França, tendo sido formalmente acusado de cumplicidade na tentativa de chantagem ao colega de seleção Mathieu Valbuena, a 5 de novembro.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.