sicnot

Perfil

Desporto

Árbitro turco Cüneyt Çakir no Chelsea-FC Porto

O árbitro turco Cüneyt Çakir dirige na quarta-feira o jogo entre Chelsea e FC Porto, em Stamford Bridge (19:45), da sexta e última jornada do Grupo G da Liga dos Campeões em futebol, anunciou esta segunda-feira a UEFA.

Cüneyt Çakir, internacional desde 2006, foi na última época o árbitro do Shakthar Donetsk-FC Porto (2-2), também na fase de grupos da Champions, e antes disso esteve em mais dois jogos dos dragões. (Arquivo)

Cüneyt Çakir, internacional desde 2006, foi na última época o árbitro do Shakthar Donetsk-FC Porto (2-2), também na fase de grupos da Champions, e antes disso esteve em mais dois jogos dos dragões. (Arquivo)

© Michael Dalder / Reuters

Cüneyt Çakir, internacional desde 2006, foi na última época o árbitro do Shakthar Donetsk-FC Porto (2-2), também na fase de grupos da Champions, e antes disso esteve em mais dois jogos dos dragões.

O primeiro na já longínqua época de 1996/97, numa receção ao Gotemburgo (2-1), na Liga dos Campeões, e a segunda em 2011/12, numa derrota em casa com o Manchester City (2-1), a contar para a Liga Europa.

Na quarta-feira, em Londres, o FC Porto está quase obrigado a vencer o Chelsea, de José Mourinho, para chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Se perderem, os 'dragões', que lideram o grupo a par do Chelsea (com dez pontos), podem ser ultrapassados pelo Dínamo Kiev (tem oito pontos), que, por sua vez, recebe em casa os israelitas do Maccabi Telavive, que não venceram qualquer jogo.

Um empate entre Chelsea e FC Porto e uma vitória do Dínamo deixaria as três equipas com 11 pontos (e os mesmo pontos conquistados entre si), mas os 'dragões' têm pior registo nos golos.

Nas nomeações hoje conhecidas para os jogos de quarta-feira, a UEFA apontou também o árbitro internacional português Jorge Sousa para a receção do Gent ao Zenit, de André Villas-Boas, Danny e Luís Neto.

Lusa

  • Antevisão da jornada na Liga dos Campeões
    2:35

    Play-Off

    Esta semana há Liga dos Campeões. O Benfica prepara o jogo de amanhã frente ao Atlético de Madrid. Já o FC Porto decide quarta-feira, frente ao Chelsea, a passagem aos oitavos-de-final da competição. Os comentadores do programa Play-Off acreditam numa vitória da equipa portuguesa frente ao Chelsea de Mourinho.

  • FC Porto à procura de vitória inédita em Londres
    1:17

    Desporto

    O FC Porto parte esta tarde para Londres onde quarta-feira defronta o Chelsea na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os portistas precisam de uma vitória sobre a equipa de José Mourinho para não dependerem de terceiros na luta pelo apuramento. O problema é que o FC Porto nunca venceu em Inglaterra.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.