sicnot

Perfil

Desporto

Congeladas contas de ex-presidente das Honduras Rafael Callejas

O Ministério Público das Honduras informou hoje que congelou três contas bancárias do antigo presidente Rafael Callejas e de Alfredo Hawit, um dos vice-presidentes da FIFA, por alegada ligação ao escândalo de corrupção naquela organização internacional de futebol.

© Jorge Cabrera / Reuters

Na sua conta oficial de Twitter, o MP hondurenho acrescenta que uma outra conta, de María Asfura, mulher de Hawit, também foi congelada, no seguimento da detenção, sexta-feira em Zurique (Suíça), de Alfredo Hawit, onde se encontrava para uma reunião da FIFA.

Callejas, que foi presidente das Honduras entre 1990 e 1994, dirigiu a federação hondurenha de futebol até agosto, quando foi substituído por Hawit, igualmente presidente da confederação das Américas do Norte e Central e Caraíbas (CONCACAF).

A Procuradora-Geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, revelou sexta-feira novas acusações contra Callejas e 15 outros altos dirigentes da FIFA, no ativo ou já retirados, a quem acusa de "sequestrar" o desporto para enriquecer, ao longo de 24 anos.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.