sicnot

Perfil

Desporto

Benfica-Zenit na Liga dos Campeões

O Benfica vai enfrentar nos oitavos de final da Liga dos Campões os russos do Zenit, de André Villas-Boas, o cabeça de série teoricamente menos complicado, reeditando o confronto de 2011/12, que, então, ultrapassou.

Benfica e Zenit volta a encontrar-se na "Champions" depois de terem disputado a fase de grupos na época passada

Benfica e Zenit volta a encontrar-se na "Champions" depois de terem disputado a fase de grupos na época passada

© Rafael Marchante / Reuters

O primeiro encontro realiza-se no Estádio da Luz, em Lisboa, a 16 de fevereiro de 2016, e a segunda em São Petersburgo, a 9 de março.

Os jogos dos oitavos-de-final:

  • Gent (Bel) x Wolfsburgo (Ale)
  • Roma (Ita) x Real Madrid (Esp)
  • Paris Saint-German (Fra) x Chelsea (Ing)
  • Arsenal (Ing) x Barcelona (Esp)
  • Juventus (Ita) x Bayern (Ale)
  • PSV Eidhoven (Hol) x Atlético Madrid (Esp)
  • Benfica (Por) x Zenit (Rus)
  • Dynamo Kiev (Ucr) x Man. City (Ing)

Há quatro anos, os encarnados perderam por 3-2 em St. Petersburgo, mas corrigiram na Luz, com um triunfo por 2-0, selado com tentos do agora portista Maxi Pereira e de Nelson Oliveira, que joga emprestado no Nottingham Forest.

Depois desse duelo, os dois clubes já se voltaram a encontrar, na fase de grupos da edição da época passada e, então, os russos levaram a melhor, vencendo na Luz por 2-0 e em São Petersburgo por 1-0, mas falharam ambos os 'oitavos'.

A formação da Luz volta a defrontar o Zenit e reencontra, assim, vários jogadores que passaram pelo clube, como Garay, Javi Garcia e Witsel. Também terá pela frente o ex-portista Hulk e os internacionais portugueses Danny e Luís Neto.

O conjunto russo foi um dos destaques da fase de grupos, ao vencer os primeiros cinco encontros, falhando, já apurado, o pleno na última ronda, ao perder por 2-1 no reduto do Gent, num jogo em que Villas-Boas poupou alguns jogadores.

O Zenit dominou por completo o Grupo H, muito por culpa também da crise de Valência (nono na Liga espanhola) e Lyon (sexto na Liga francesa), equipas que acabaram superadas pelos belgas, que seguiram pela primeira vez para os oitavos.

Além dos jogadores que passaram pelo campeonato luso, acima de todos o internacional brasileiro Hulk, o Zenit tem como estrelas o gigante ponta de lança Artem Dzyuba e o médio Oleg Shatov.

Internamente, os comandados de André Villas-Boas, que já anunciou o adeus no final da temporada, estão apenas no sexto lugar do campeonato russo, a sete pontos do líder CSKA Moscovo, após a realização de 18 jornadas.

Será, aliás, nesta posição que o Zenit enfrentará o Benfica, pelo menos na primeira mão, pois a 19.ª ronda do campeonato russo realiza-se apenas a 29 de fevereiro -- deslocação ao reduto do Krasnodar.

Os encarnados seguiram em frente nas duas vezes em que estiveram nos oitavos, pois, em 2005/06, na outra presença, superaram o então detentor do troféu Liverpool, com dois triunfo, por 1-0 na Luz e por 2-0 em Anfield Road.

Por seu lado, o Zenit caiu frente ao Benfica e também face ao Borussia Dortmund, em 2013/14, estando ainda à procura na primeira presença nos quartos.

Com Lusa

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54