sicnot

Perfil

Desporto

Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão injetar 190.000 ME na economia japonesa

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão injetar 25 biliões de ienes (cerca de 190.000 milhões de euros) na economia japonesa, segundo uma estimativa divulgada hoje pelo Banco Central do Japão (BcJ).

Até 2020, a maior competição desportiva mundial permitirá à economia japonesa 'encaixar' anualmente cinco biliões de ienes (cerca de 38.000 milhões de euros), prevendo-se o 'pico' desta valorização em 2018, ano em que se prevê mais um por cento do produto interno bruto na economia japonesa.

Nestas contas estão incluídas as estimativas do aumento do investimento em infraestruturas desportivas, hoteleiras e de transportes, tal como o cálculo dos gastos dos turistas estrangeiros que visitarão Tóquio com o pretexto dos Jogos Olímpicos.

Segundo o BcJ, estão previstos 33 milhões de turistas estrangeiros em 2020, uma estimativa que supera em larga escala as previsões do Governo, fixadas em 20 milhões.

Este documento também prevê a criação de 700.000 empregos durante os próximos cinco anos, sobretudo nos setores do turismo e construção.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46