sicnot

Perfil

Desporto

Justiça suíça bloqueia 73 M€ no âmbito do escândalo de corrupção na FIFA

A Justiça suíça anunciou hoje ter bloqueado cerca de 73 milhões de euros de 13 contas bancárias, na sequência do pedido de auxílio judiciário à investigação norte-americana em curso aos alegados crimes de corrupção na FIFA.

© Ruben Sprich / Reuters

Numa nota à imprensa, o Departamento Federal de Justiça suíço refere que já enviou os documentos bancários solicitados pelo ministério público dos Estados Unidos, que investiga a corrupção na FIFA.

O comunicado refere que, com o envio dos documentos para a justiça norte-americana, estão criados os meios para que esta possa atuar criminalmente contra os altos funcionários da FIFA envolvidos no processo.

Concretamente, existem documentos referentes a contas bancárias na Suíça, que terão sido utilizadas para o pagamento de subornos para a concessão de direitos de transmissão em torneios na América Latina e nos Estados Unidos.

No início do mês, as autoridades norte-americanas acusaram 16 antigos dirigentes de futebol na América Latina de vários casos de suborno no âmbito dos direitos de televisão e de 'marketing' de jogos organizados pela FIFA.

Estas acusações foram tornadas públicas a 03 de dezembro, no mesmo dia em que a polícia suíça deteve dois vice-presidentes da FIFA em Zurique, o hondurenho Alfredo Hawit e o paraguaio Juan Angel Napout.

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Joseph Blatter como presidente do organismo máximo do futebol mundial, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou à acusação de 14 dirigentes e ex-dirigentes.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.