sicnot

Perfil

Desporto

Justiça suíça bloqueia 73 M€ no âmbito do escândalo de corrupção na FIFA

A Justiça suíça anunciou hoje ter bloqueado cerca de 73 milhões de euros de 13 contas bancárias, na sequência do pedido de auxílio judiciário à investigação norte-americana em curso aos alegados crimes de corrupção na FIFA.

© Ruben Sprich / Reuters

Numa nota à imprensa, o Departamento Federal de Justiça suíço refere que já enviou os documentos bancários solicitados pelo ministério público dos Estados Unidos, que investiga a corrupção na FIFA.

O comunicado refere que, com o envio dos documentos para a justiça norte-americana, estão criados os meios para que esta possa atuar criminalmente contra os altos funcionários da FIFA envolvidos no processo.

Concretamente, existem documentos referentes a contas bancárias na Suíça, que terão sido utilizadas para o pagamento de subornos para a concessão de direitos de transmissão em torneios na América Latina e nos Estados Unidos.

No início do mês, as autoridades norte-americanas acusaram 16 antigos dirigentes de futebol na América Latina de vários casos de suborno no âmbito dos direitos de televisão e de 'marketing' de jogos organizados pela FIFA.

Estas acusações foram tornadas públicas a 03 de dezembro, no mesmo dia em que a polícia suíça deteve dois vice-presidentes da FIFA em Zurique, o hondurenho Alfredo Hawit e o paraguaio Juan Angel Napout.

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Joseph Blatter como presidente do organismo máximo do futebol mundial, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou à acusação de 14 dirigentes e ex-dirigentes.

Lusa

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.