sicnot

Perfil

Desporto

Pedro Proença defende introdução de meios tecnológicos na Taça da Liga e II Liga

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) defendeu hoje a ideia de que a Taça da Liga e a II Liga são espaços privilegiados para a introdução de meios tecnológicos que possam auxiliar os árbitros.

"Em maio do ano passado, a final da Taça da Liga teve uma experiência pioneira com a utilização do sistema 'Tecnologia da Linha de Golo'. A LPFP vê a Taça da Liga e, eventualmente, uma II Liga em vias de ser reformulada, como espaços privilegiados para a introdução progressiva de instrumentos que possam ajudar os árbitros nas suas decisões", disse Pedro Proença, em declarações à Agência Lusa.

Para Pedro Proença, a LPFP "estará sempre do lado das soluções que contribuam para a melhoria do jogo, para a qualidade das decisões dos árbitros e, por consequência, para a verdade desportiva".

Assumindo-se como "defensor da introdução de novas tecnologias", Pedro Proença recordou que essa via "está prevista nos objetivos do seu mandato" de quatro anos à frente da LPFP, mas questionado sobre o momento em que prevê a aplicação desses meios na Taça da Liga ou na II Liga [na Holanda arrancará já na próxima época, na Taça] , foi mais cauteloso.

"Vemos a recomendação do International Board como mais um passo em frente num caminho que é irreversível. Queremos estar presentes neste processo e o que lhe posso dizer é que vamos participar nele de forma ativa, porque é este o caminho correto", reforçou o presidente da Liga.

Finalmente, questionado sobre os custos que a introdução de meios tecnológicos para auxiliar o trabalho dos árbitros irá acarretar para a LPFP, Pedro Proença considerou prematuro avançar já com essa avaliação e preferiu qualificar o caminho seguido "como um investimento e não como um custo".

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC

  • Quase 600 pedidos de nulidade de casamentos católicos em três anos
    1:38

    País

    Entre 2015 e 2017, 575 casais portugueses pediram a anulação do casamento católico. O ano passado o número de pedidos duplicou em relação a 2015. Desde esse ano, e por decisão do Papa Francisco, que os pedidos de nulidade do casamento pela Igreja são mais simples, mais baratos e mais rápidos.

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31

    País

    Rui Rio diz que a decisão sobre o futuro da liderança da bancada parlamentar do PSD só será tomada depois de falar com Pedro Passos Coelho e com Hugo Soares. Em entrevista à RTP, a primeira depois de vencer as diretas, o Rui Rio lembrou esta terça-feira que Passos Coelho ainda é líder do partido.

  • Deputado dorme no Parlamento britânico
    0:58