sicnot

Perfil

Desporto

Pedro Proença defende introdução de meios tecnológicos na Taça da Liga e II Liga

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) defendeu hoje a ideia de que a Taça da Liga e a II Liga são espaços privilegiados para a introdução de meios tecnológicos que possam auxiliar os árbitros.

"Em maio do ano passado, a final da Taça da Liga teve uma experiência pioneira com a utilização do sistema 'Tecnologia da Linha de Golo'. A LPFP vê a Taça da Liga e, eventualmente, uma II Liga em vias de ser reformulada, como espaços privilegiados para a introdução progressiva de instrumentos que possam ajudar os árbitros nas suas decisões", disse Pedro Proença, em declarações à Agência Lusa.

Para Pedro Proença, a LPFP "estará sempre do lado das soluções que contribuam para a melhoria do jogo, para a qualidade das decisões dos árbitros e, por consequência, para a verdade desportiva".

Assumindo-se como "defensor da introdução de novas tecnologias", Pedro Proença recordou que essa via "está prevista nos objetivos do seu mandato" de quatro anos à frente da LPFP, mas questionado sobre o momento em que prevê a aplicação desses meios na Taça da Liga ou na II Liga [na Holanda arrancará já na próxima época, na Taça] , foi mais cauteloso.

"Vemos a recomendação do International Board como mais um passo em frente num caminho que é irreversível. Queremos estar presentes neste processo e o que lhe posso dizer é que vamos participar nele de forma ativa, porque é este o caminho correto", reforçou o presidente da Liga.

Finalmente, questionado sobre os custos que a introdução de meios tecnológicos para auxiliar o trabalho dos árbitros irá acarretar para a LPFP, Pedro Proença considerou prematuro avançar já com essa avaliação e preferiu qualificar o caminho seguido "como um investimento e não como um custo".

Lusa

  • Benfica não participa na final da Taça de Portugal de hóquei em patins

    Desporto

    O Benfica anunciou hoje que não vai comparecer na "final four" da Taça de Portugal de hóquei em patins, em protesto com "o estado de degradação que atingiu" a modalidade e com a alegada dualidade de critérios. As "águias" deveriam jogar no sábado com o FC Porto, que se sagrou campeão, no sábado, na segunda meia-final da Taça de Portugal, já depois de a Física de Torres Vedras e o Sporting de Tomar já se terem defrontado em Gondomar.

  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13

    SIC 25 Anos

    No interior do país, a Guarda acusa todas as debilidades de um concelho envelhecido e desertificado. Faltam médicos especialistas e ofertas de emprego que, de ano para ano empobrecem o índice de atratividade da região e aumentam o despovoamento. Mas quem melhor do que as famílias para fazer o retrato da terra onde vivem e trabalham? Uma delas aceitou a proposta da SIC para fazer o roteiro do melhor e do pior da terra que escolheu para educar os filhos.

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58