sicnot

Perfil

Desporto

Simon dificulta Djokovic, mas sérvio prossegue na defesa do título

O tenista sérvio Novak Djokovic, número um do mundo, foi hoje obrigado a aplicar-se a fundo para ultrapassar em cinco 'sets' o francês Gilles Simon e apurar-se para os quartos de final do Open da Austrália.

© Issei Kato / Reuters

Claro favorito a revalidar o título em Melbourne, Djokovic viu-se obrigado a disputar uma 'batalha' de 4:32 horas para superar o 14.º cabeça de série do primeiro 'Grand Slam' da temporada, vencendo com os parciais de 6-3, 6-7 (1-7), 6-4, 4-6 e 6-3.

"Frente a um jogador como o Gilles, temos de nos preparar para longas trocas de bola. Ele vai sempre nos obrigar a jogar um pouco maus", disse no final Djokovic, que marcou encontro nos quartos de final com o japonês Kei Nishikori, sétimo pré-designado.

Frente ao nono jogador do torneio, o francês Jo-Wilfried Tsonga, Nishikori colocou em campo o seu melhor ténis na presente edição da prova, vencendo o gaulês em cerca de 2:00, com os parciais de 6-4, 6-2 e 6-4.

"Hoje realizei um dos melhores encontros neta semana, Joguei bom ténis ao longo dos três 'sets'. Fiquei surpreendido por o ter quebrado sempre no início de cada 'set' e respondi bem hoje, o que o obrigava a ter de servir sempre bem ", disse Nishikori, que atinge pela terceira vez os quartos de final do torneio, quinta vez em 'grand slams'

Noutro encontro dos oitavos de final, o checo Tomas Berdych, sexto cabeça de série, foi obrigado a um quinto 'set' para afastar o espanhol Roberto Bautista Agut, vencendo ao final de 3:18 horas, com os parciais de 4-6, 6-4, 6-3, 1-6 e 6-3, defrontado na ronda seguinte o suíço Roger Federer.

O terceiro cabeça de série do torneio não sentiu hoje grandes dificuldades para ultrapassar o belga David Boffin, vencendo em 1:28 horas, com parciais de 6-2, 6-1 e 6-4.

No quadro feminino, a norte-americana Serena Williams, campeã em título e líder do 'ranking' mundial, desembaraçou-se com facilidade da russa Margarita Gasparyan, vencendo com os parciais de 6-2 e 6-1.

Nos quartos de final, Williams vai defrontar a russa Maria Sharapova, quinta pré-designada, numa reedição da final do ano passado, conquistada pela norte-americana.

Sharapova, que sofreu um pouco mais de oposição por parte da suíça Belinda Bencic, venceu igualmente em dois 'sets', com duplo 7-5.

Lusa

  • DIRETO: Célula terrorista preparava grande atentado na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das vítimas mortais do atentado em Barcelona era de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. A polícia procura quatro jovens e há outras quatro detenções confirmadas. Os autores dos ataques na Catalunha, que mataram 14 pessoas e feriram 140, pertenciam ao mesmo grupo. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35

    Ataque em Barcelona

    Em Cambrils, também na Catalunha, foram mortos cinco alegados terroristas que atropelaram várias pessoas, uma morreu e seis ficaram feridas, quando escapavam a uma perseguição policial, esta madrugada. As autoridades investigam uma eventual relação entre os dois atentados. Nota: chamamos à atenção para a violência das imagens, que podem chocar os espetadores mais sensíveis.

  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55

    País

    As temperaturas altas e o vento forte estão a provocar reacendimentos em Mação. No terreno mantêm-se cerca de 800 bombeiros, numa altura que que há receio que as chamas voltem a ficar ativas, como explica o repórter Rui Carlos Teixeira.