sicnot

Perfil

Desporto

Simon dificulta Djokovic, mas sérvio prossegue na defesa do título

O tenista sérvio Novak Djokovic, número um do mundo, foi hoje obrigado a aplicar-se a fundo para ultrapassar em cinco 'sets' o francês Gilles Simon e apurar-se para os quartos de final do Open da Austrália.

© Issei Kato / Reuters

Claro favorito a revalidar o título em Melbourne, Djokovic viu-se obrigado a disputar uma 'batalha' de 4:32 horas para superar o 14.º cabeça de série do primeiro 'Grand Slam' da temporada, vencendo com os parciais de 6-3, 6-7 (1-7), 6-4, 4-6 e 6-3.

"Frente a um jogador como o Gilles, temos de nos preparar para longas trocas de bola. Ele vai sempre nos obrigar a jogar um pouco maus", disse no final Djokovic, que marcou encontro nos quartos de final com o japonês Kei Nishikori, sétimo pré-designado.

Frente ao nono jogador do torneio, o francês Jo-Wilfried Tsonga, Nishikori colocou em campo o seu melhor ténis na presente edição da prova, vencendo o gaulês em cerca de 2:00, com os parciais de 6-4, 6-2 e 6-4.

"Hoje realizei um dos melhores encontros neta semana, Joguei bom ténis ao longo dos três 'sets'. Fiquei surpreendido por o ter quebrado sempre no início de cada 'set' e respondi bem hoje, o que o obrigava a ter de servir sempre bem ", disse Nishikori, que atinge pela terceira vez os quartos de final do torneio, quinta vez em 'grand slams'

Noutro encontro dos oitavos de final, o checo Tomas Berdych, sexto cabeça de série, foi obrigado a um quinto 'set' para afastar o espanhol Roberto Bautista Agut, vencendo ao final de 3:18 horas, com os parciais de 4-6, 6-4, 6-3, 1-6 e 6-3, defrontado na ronda seguinte o suíço Roger Federer.

O terceiro cabeça de série do torneio não sentiu hoje grandes dificuldades para ultrapassar o belga David Boffin, vencendo em 1:28 horas, com parciais de 6-2, 6-1 e 6-4.

No quadro feminino, a norte-americana Serena Williams, campeã em título e líder do 'ranking' mundial, desembaraçou-se com facilidade da russa Margarita Gasparyan, vencendo com os parciais de 6-2 e 6-1.

Nos quartos de final, Williams vai defrontar a russa Maria Sharapova, quinta pré-designada, numa reedição da final do ano passado, conquistada pela norte-americana.

Sharapova, que sofreu um pouco mais de oposição por parte da suíça Belinda Bencic, venceu igualmente em dois 'sets', com duplo 7-5.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lages
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twiiter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.