sicnot

Perfil

Desporto

Neymar declara-se inocente e pede que provem fuga ao fisco

O futebolista Neymar voltou no domingo a declarar-se inocente no caso de fuga ao fisco que levou a justiça brasileira a condená-lo, juntamente com o pai, ao pagamento de uma multa de 459.671 reais (cerca de 102 mil euros).

2º - Neymar (Brasil), do Barcelona (Espanha)

2º - Neymar (Brasil), do Barcelona (Espanha)

© Andrea Comas / Reuters

"Antes de dizerem coisas sem sentido -- que escondemos isto e mais aquilo -- devem prová-lo", afirmou o jogador brasileiro numa entrevista televisiva à estação Globo.

Na quinta-feira, o Tribunal Federal de São Paulo rejeitou um recurso apresentado por Neymar para anular a multa de 102 mil euros ao fisco brasileiro por evasão fiscal, levada a cabo nos anos de 2007 e 2008.

O fisco multou Neymar por ter declarado vários pagamentos efetuados pelo Santos, o seu clube na época, como direitos de imagem e não como salário, a categoria a que as autoridades creem que correspondem, na realidade, esses depósitos.

"O meu pai ajuda-me em tudo para que eu me foque apenas em jogar, ele trata de tudo", disse o jogador na entrevista á Globo, acrescentando: "No momento em que começamos a ver sofrer as pessoas de que gostamos dói muito".

O brasileiro, terceiro melhor jogador de 2015 para a FIFA, também tem processos a decorrer na justiça espanhola e brasileira pela sua transferência para o FC Barcelona, em 2013.

O fisco brasileiro pede que Neymar pague cerca de 63,6 milhões de reais (cerca de 14,2 milhões de euros) de impostos não declarados entre os exercícios fiscais de 2011 e 2013.

Lusa

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.