sicnot

Perfil

Desporto

Neymar declara-se inocente e pede que provem fuga ao fisco

O futebolista Neymar voltou no domingo a declarar-se inocente no caso de fuga ao fisco que levou a justiça brasileira a condená-lo, juntamente com o pai, ao pagamento de uma multa de 459.671 reais (cerca de 102 mil euros).

2º - Neymar (Brasil), do Barcelona (Espanha)

2º - Neymar (Brasil), do Barcelona (Espanha)

© Andrea Comas / Reuters

"Antes de dizerem coisas sem sentido -- que escondemos isto e mais aquilo -- devem prová-lo", afirmou o jogador brasileiro numa entrevista televisiva à estação Globo.

Na quinta-feira, o Tribunal Federal de São Paulo rejeitou um recurso apresentado por Neymar para anular a multa de 102 mil euros ao fisco brasileiro por evasão fiscal, levada a cabo nos anos de 2007 e 2008.

O fisco multou Neymar por ter declarado vários pagamentos efetuados pelo Santos, o seu clube na época, como direitos de imagem e não como salário, a categoria a que as autoridades creem que correspondem, na realidade, esses depósitos.

"O meu pai ajuda-me em tudo para que eu me foque apenas em jogar, ele trata de tudo", disse o jogador na entrevista á Globo, acrescentando: "No momento em que começamos a ver sofrer as pessoas de que gostamos dói muito".

O brasileiro, terceiro melhor jogador de 2015 para a FIFA, também tem processos a decorrer na justiça espanhola e brasileira pela sua transferência para o FC Barcelona, em 2013.

O fisco brasileiro pede que Neymar pague cerca de 63,6 milhões de reais (cerca de 14,2 milhões de euros) de impostos não declarados entre os exercícios fiscais de 2011 e 2013.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.