sicnot

Perfil

Desporto

Juiz rejeita queixa contra Neymar no Brasil

A justiça federal de Santos, no Brasil, recusou na quinta-feira uma queixa contra o futebolista Neymar por evasão fiscal e falsificação de documentos, apresentada a 27 de janeiro pelo Ministério Público Federal.

(AP/Arquivo)

(AP/Arquivo)

Shizuo Kambayashi / AP

O juiz Mateus Castelo Branco aceitou o pedido feito pelos advogados do avançado para que o processo não andasse enquanto decorre um inquérito administrativo na Receita Federal para determinar se houve ou não fuga ao fisco.

Na acusação do Ministério Público eram visados também o pai do jogador, Neymar da Silva Santos, o presidente do FC Barcelona, Josep María Bartomeu, e o seu antecessor, Sandro Rosell, uma vez que a investigação recai também sobre a transferência do jogador do Santos para o clube espanhol.

A queixa apresentada pela procuradoria acusa Neymar e o pai de falsificação de uma série de documentos, entre 2006 e 2013, com a intenção de fugir ao pagamento de impostos, utilizando para isso três empresas de gestão de carreira criadas durante aquele período.

Neymar depôs na terça-feira em Madrid durante hora e meia, perante o juiz José de la Mata, na Audiência Nacional, como testemunha, já que em Espanha também se investiga a polémica transferência, que terá lesado o fisco em milhões de euros, através daquelas empresas.

Já em março Neymar tinha estado perante a justiça por um processo interposto pelo fundo DIS, que dizia não ter recebido tudo a que tinha direito pela transferência para o FC Barcelona.

Em setembro do ano passado, a justiça brasileira congelou 188,8 milhões de reais (43,3 milhões de euros) das contas do jogador e do seu pai, bem como de empresas ligadas à família, para garantir o pagamento de dívidas fiscais e possíveis multas.

A investigação a Neymar começou há dois anos no Brasil e o Ministério Público e o Fisco já têm mais de cinco mil páginas de documentação diversa e declarações de implicados.

Lusa

  • Neymar acusado de fraude e evasão fiscal

    Desporto

    O futebolista brasileiro Neymar, atualmente jogador do FC Barcelona, foi acusado pelo Ministério Público Federal de Santos, no Brasil, de fraude e evasão fiscal, no período compreendido entre 2006 a 2013.

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.