sicnot

Perfil

Desporto

Benfica chega ao clássico no seu melhor voo da época

O bicampeão Benfica chega ao clássico de futebol com o FC Porto, na Luz (20:30), a protagonizar o seu melhor 'voo' da época, deixando para trás um período de muitas dúvidas, face à mudança de treinador.

M\303\201RIO CRUZ

Cumpridas 21 jornadas, o técnico Rui Vitória fez por silenciar os mais críticos, colocando as 'águias' na liderança do campeonato (em igualdade com o Sporting) e muito a tempo de lutar pela conquista do 'tri', uma sequência que não acontece desde 1977.

Toda a polémica no início, com a saída do anterior treinador (Jorge Jesus), e, sobretudo, as três derrotas com o rival Sporting (Supertaça, I Liga e Taça de Portugal) deixaram muitos dos adeptos à beira de um ataque de nervos.

O renascer benfiquista aconteceu com a paciência e a crença que jogadores e treinador sempre tiveram: Rui Vitória experimentou, ousou, e, finalmente, parece ter encontrado o seu melhor modelo, num 'onze' em que soube tapar ausências e descobrir talentos.

Apostas em jovens como Nelson Semedo (com a saída de Maxi Pereira) ou Gonçalo Guedes (Salvio lesionado) tiveram a mão do técnico, mas, sobretudo, a do médio Renato Sanches, um jogador de 18 anos que se tornou o pulmão da equipa.

É ele quem marca o ritmo do futebol dos 'encarnados', sem medo do confronto, de energia inesgotável, e capacidade de acelerar e embalar o bloco ofensivo da equipa, o mais goleador da I Liga, com 59 golos (o Sporting tem 43 e o FC Porto 41).

É verdade que nesta caminhada de 2015/16 nem tudo foram 'rosas' e a época não abriu bem para os lados da Luz, primeiro com a dificuldade, na transição, em encontrar o melhor 'onze', e depois com três derrotas na Liga.

A mais surpreendente com o Arouca, à segunda jornada em Aveiro (1-0), depois com o FC Porto (1-0, à quinta, no Dragão) e a mais difícil em casa com o Sporting (3-0), à oitava, não só pela rivalidade, mas pelo ambiente gerado.

Depois disso o Benfica até voltaria a perder com o Sporting (2-1 após prolongamento, na Taça de Portugal, em Alvalade), mas as derrotas na I Liga tiveram um fim a 25 de outubro e desde então são 14 jogos sem perder (13 vitórias e um empate).

Com problemas físicos no plantel -- Nelson Semedo, Luisão, Fejsa, Gaitán ou Lisandro López-, e alguns de longa duração, como o argentino Salvio, o Benfica soube equilibrar-se, com um bloco sólido (está entre as melhores defesas, 14 golos) e um ataque temível (59 golos).

Desde o desaire com o Sporting, a equipa não voltou a perder na I Liga, num ciclo com um empate fora com o União da Madeira (0-0) e que trouxe vitórias em campos tão difíceis como Braga (2-0), Setúbal (4-2), Guimarães (1-0), Estoril (2-1) ou Restelo (5-0).

Aos bons resultados, o Benfica junta uma invulgar capacidade para marcar -- não marcava tanto à 21.ª jornada desde 1975/76 -, num plantel em que Jonas (23 golos) e Mitroglou (11) parecem ter o casamento perfeito.

O mexicano Raul Jiménez é outra das opções para o ataque, numa linha ofensiva com o inevitável Gaitán (quando lesionado foi bem compensado pelo marroquino Carcela) e o 'renascido' Pizzi, um dos 'heróis' da equipa, a marcar e a assistir.

No meio, Rui Vitória oscila entre Fejsa ou Samaris, mas à frente o risco passou a ter o nome de Renato Sanches, com o 'miúdo' que começou nos 'B' a meter-se entre os 'grandes' para agarrar a posição '8' na equipa, à 11.ª jornada.

As 'águias' chegam ao clássico livres de 'fantasmas', com tudo a ganhar, num campeonato em que têm a impressionante média de quase três golos por jogo e mostram, a cada duelo, que são candidatas ao título.

Lusa

  • Presidente do Sporting vai processar um dos sócios do clube
    0:42

    Desporto

    Bruno de Carvalho anunciou esta sexta-feira que vai processar o sócio José Pedro Rodrigues. O presidente do Sporting acusa o sócio de ter posto a circular um documento falso que revelava que Bruno de Carvalho estaria a ser investigado por causa das transferências de Bruno César e Alan Ruiz. O caso fez Bruno de Carvalho tomar uma decisão sobre o futuro.

  • Bruno de Carvalho contra almoço de Dias da Cunha e Menezes Rodrigues com Luís Filipe Vieira
    1:17

    Desporto

    Bruno de Carvalho insurgiu-se, esta sexta-feira, contra Dias da Cunha e Menezes Rodrigues por terem estado, em Setúbal, num almoço com Luís Filipe Vieira. Durante o discurso na Assembleia-geral do clube, o presidente dos leões considerou lamentável a atitude dos dois sportinguistas numa altura em que o Benfica é acusado pelos rivais de poder estar envolvido num alegado esquema de corrupção e tráfico de influências.

  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho. 

  • Johnny Depp pede desculpa por piada a sugerir assassínio de Trump

    Mundo

    Johnny Depp pediu esta sexta-feira desculpa por ter feito uma piada sobre assassinar Donald Trump, durante a sua atuação no Festival de Glastonbury, em Inglaterra. "Quando foi a última vez que um ator assassinou um Presidente?", foi assim que o ator e músico falou para a multidão que o estava a ver. Contudo, as declarações não foram bem recebidas pela Casa Branca, que emitiu um comunicado a condenar as palavras.