sicnot

Perfil

Desporto

Pugilistas não vão usar proteção de cabeça nos Jogos Olímpicos

A Associação Internacional de Boxe (AIBA) anunciou hoje que, pela primeira vez em 32 anos, os pugilistas masculinos não usarão os habituais protetores de cabeça nos combates dos Jogos Olímpicos do Rio2016.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© USA Today Sports / Reuters

A decisão da AIBA foi aceite pelo Comité Olímpico Internacional (COI), que informou já os subcomités que, pela primeira vez desde os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, os pugilistas masculinos no Rio2016 não usarão resguardo na cabeça.

"É, sem dúvida, uma grande conquista para a AIBA poder apresentar os pugilistas sem protetores de cabeça nos próximos Jogos Olímpicos, o mais importante evento desportivo mundial", acrescentou o presidente do organismo, Ching-Kuo Wu.

De acordo com o dirigente, a remoção do 'capacete almofadado', em prol do espetáculo, encontrava-se já em estudo, depois de consultados atletas, treinadores, equipas médicas e realizados trabalhos de investigação sobre o assunto.

"Esta é uma grande conquista para a modalidade", referiu Ching-Kuo Wu, num comunicado difundido pela AIBA e que refere que apenas os combates masculinos serão realizados sem os resguardos de cabeça.

Esta medida surge após no Mundial de 2013, em Almaty, os pugilistas terem combatido sem os resguardos, ainda em fase experimental, e, desde então, os números documentados não apresentaram um agravamento da relação das lesões com a ausência de "capacetes".

Lusa

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.