sicnot

Perfil

Desporto

UEFA suspende Galatasaray por uma temporada por incumprimento do fair-play financeiro

O Galatasaray vai ficar impedido de disputar as competições europeias de futebol por uma temporada, sanção a cumprir nas próximas duas épocas, por ter falhado no cumprimento do acordo de 'fair-play' financeiro, anunciou hoje a UEFA.

STR

"O painel de controlo financeiro de clubes da UEFA anunciou hoje ter excluído o Galatasaray da competição da UEFA para as quais se qualifique numa das próximas duas épocas (ou seja, 2016/17 ou 2017/18). Esta decisão foi tomada após o Galatasaray não ter cumprido os termos do acordo de solução assumido em maio de 2014", lê-se no comunicado da UEFA.

A UEFA impôs ainda ao emblema turco com mais títulos de campeão (20) que "limite o custo global de despesas aos lucros com jogadores em cada um dos períodos de referência (um deles a terminar em 2016 e outro em 2017)".

Após 23 jornadas, o Galatasaray ocupa o quinto lugar da Liga turca, com 37 pontos, menos 16 do que o líder Fenerbahçe, treinado pelo português Vítor Pereira, e foi eliminado pelos italianos da Lazio nos 16 avos de final da Liga Europa.

A nível europeu, o atual campeão turco já venceu uma Taça UEFA, em 1999/2000, impondo-se nas grandes penalidades aos ingleses do Arsenal (4-1, após 0-0 no tempo regulamentar), e uma Supertaça, em 2000, com dois golos do brasileiro Mário Jardel no triunfo por 2-1 após prolongamento diante dos espanhóis do Real Madrid, que contava com o luso Luís Figo.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.